segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Associação Amigos do Rim recebe Prefeito de Campos e Secretário de Saúde


Garantir mais qualidade de vida aos pacientes renais crônicos, inclusive aos que fazem Terapia Renal Substitutiva (TRS), e corrigir distorções sobre o atendimento prestado pelo município foram assuntos tratados na reunião com o prefeito Wladimir Garotinho, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, e a presidente da Associação Amigos do Rim, Greice Vasconcelos. O encontro aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (13), na sede da associação.

Na ocasião, além das vagas para o tratamento de hemodiálise, que são gerenciadas pelo Governo do Estado, também foram apresentadas pela associação demanda por medicamentos, assistência médica e transporte dos pacientes que fazem tratamento, inclusive fora do município, tendo o prefeito e o secretário confirmado apoio à entidade e se colocando à disposição para abertura de novas portas de assistência.

“O diálogo tem que ser permanente”, declarou o prefeito Wladimir, informando que irá abrir oito Policlínicas na cidade para garantir assistência médica especializada de qualidade à população, inclusive aos renais crônicos. “O projeto das policlínicas é exatamente para dar acesso aos especialistas com resolutividade”, completou. Também será estudada uma parceira futura entre a Prefeitura e a Amigos do Rim para que a entidade voltar a ofertar atendimento com médico especialista e assistência social.

Hirano ressaltou a importância de a associação ser um canal de comunicação entre o paciente e o poder público, afirmando que irá priorizar as demandas para chegar a nível de Estado, reorganizar a rede de atendimento e aumentar outros pontos de hemodiálise. “Não vejo outra saída. O tratamento conservador já faz parte da política de governo. Vamos voltar a atender a população que ficou desassistida nos últimos tempos”, disse o secretário se referindo à dificuldade de acesso ao cardiologista e nefrologista pelos pacientes renais.

Sobre o encontro, a presidente da Associação Amigos do Rim, Greice Vasconcelos disse: “Acredito que tem tudo para dá certo, pois agora eles entendem nossas necessidades”, disse. A Amigos do Ruim tem 638 assistidos entre pacientes em hemodiálise, diálise peritoneal, transplantados renais e paciente conservador, além de familiares.

Também estavam presentes na reunião a psicóloga da associação, Thaynara Corrêa da Silva, e os associados Ruy Pereira Barcelos, de 65 anos, que é paciente conservador e assistido pela associação com atendimento com psicológico e nutricionista, e Antônio Barroso da Silva, de 69 anos. “Faço hemodiálise há 9 anos. É muito importante o atendimento que recebemos aqui e na prefeitura”, disse.

ASSISTÊNCIA MUNICIPAL — Além da dispensação de medicamentos através na Farmácia Municipal, a Secretaria de Saúde oferece transporte dos pacientes para atendimento no âmbito municipal e também fora do município, por meio do Transporte Fora Domicílio (TFD). Em agosto, o município conseguiu, após diversas reuniões com o Estado, regular 56 pacientes que estavam na fila de espera para fazerem tratamento por Terapia Renal Substitutiva no município de Itaperuna. A Secretaria de Saúde é a responsável pelo transporte e alimentação desses pacientes que se deslocam três vezes por semana para o tratamento.