Mais uma reunião do Programa Cidade Empreendedora, promovida pelo Sebrae, aconteceu nesta sexta-feira, 24, em São João da Barra. Desta vez o eixo de trabalho discutido foi Compras Públicas, com participação do coordenador executivo do Comitê Gestor, vice-prefeito Alexandre Rosa, do grupo técnico formado pelos agentes de desenvolvimentos e equipes das secretarias municipais.
O consultor de Políticas Públicas do Programa Compra Mais, da Gerência de Políticas do Sebrae/RJ, Lucas Guimarães, apresentou estratégias e metas para que a administração municipal possa avançar no alinhamento das compras públicas, estimulando a aquisção de produtos de micro e pequenos negócios locais. A consultora de políticas públicas do Sebrae/RJ, Adriana Barreto, também participou do encontro.
O programa é uma iniciativa do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do estado do Rio que visa engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial nas prefeituras.
O município já recebeu a primeira consultoria nos eixos de desburocratização e do projeto Elos, voltado ao Núcleo de Empreendedorismo e Agricultura Familiar. Os grupos se reúnem mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas.
“A administração municipal está engajada no projeto. vemos a cada reunião o comprometimento dos gestores em criar dentro das suas secretarias um ambiente favorável para as mudanças propostas que visam, entre outros fatores, o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou o Superintendente e Agente de Desenvolvimento Luciano Barreto.
Entre as propostas do Programa Cidades Empreendedora está a inserção da temática da micro e pequena empresa no PPA de cada município, assegurando que os pequenos negócios façam parte da agenda de governo; o apoio do desenvolvimento de políticas públicas municipais para a diminuição do tempo para abertura de empresas e o aumento do percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores, entre outras ações.
O diferencial do programa é o formato de game, estimulando a desburocratização e o desenvolvimento econômico e uma disputa entre as cidades. Ao final do programa, os municípios serão classificados por desempenho e todos os resultados, assim como informações, painéis e relatórios estarão disponíveis ao público para consulta.