Problemas relacionados a consumo e prestação de serviços, no período de janeiro a junho de 2018, resultaram em 475 atendimentos no Procon de São João da Barra. Durante todo ano 2017, foram registrados mais de 700 atendimentos. O funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ocorre na rua Benedito Gomes, próximo à praça São João Batista, no centro da cidade.
“Desse quantitativo do primeiro semestre de 2018, obtivemos 326 atendimentos finalizados, 132 não finalizados e 17 encaminhamentos ao judiciário”, contabilizou o coordenador municipal do Procon, Leandro Ferreira, ressaltando que as categorias das empresas mais reclamadas foram prestadoras de serviços elétricos, operadoras de telecomunicações, estabelecimentos bancários, prestadora de serviços de fornecimento de água, e estabelecimentos de comércio eletrônico.
O objetivo da coordenadoria do Procon é orientar à população sobre quais são os seus direitos e deveres, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Proteger sobre os abusos praticados no mercado, transmitir conhecimento, receber denúncias e reclamações e esclarecer dúvidas referentes às práticas consumeiristas estão entre os serviços prestados.
– Através do levantamento foi possível identificar e dialogar com as 103 empresas reclamadas neste período, visando minimizar os problemas relacionados a consumo ou prestação de serviço – completou Leandro, informando o número de telefone: (22) 2741-8297 e o e-mail: procon@sjb.rj.gov.br, com a finalidade de facilitar o atendimento junto à população.
Fonte: Secom PMSJB