domingo, 22 de fevereiro de 2015

OSCILAÇÕES DE ENERGIA E TRANSTORNO: PROCON ORIENTA O QUE FAZER

(Foto: Ralph Braz)
O ano começou ruim para a população de Campos e região no que se refere à energia elétrica, problema que continua causando transtornos. Desde os primeiros dias de 2015, moradores dos municípios estão reclamando dos “piques de energia” ou falta de luz por um período longo, causando revolta e indignação por parte dos usuários. A empresa responsável pela distribuição de energia, Ampla, garante que o serviço está normalizado e os problemas ocorridos foram acompanhados de perto, sendo realizado o máximo possível para não prejudicar os contribuintes. Já o Procon de Campos alerta às pessoas que se sentem lesadas e tiveram algum equipamento queimado, devido às oscilações de energia, para que reclamem seus direitos.

O comerciário Fernando da Silva, de 29 anos, morador de Atafona, no município de São João da Barra (SJB), destacou que os munícipes estão apavorados com a constante falta de luz na cidade. Segundo ele, o problema ocorreu durante todo o verão e a população teme que a situação continue ou piore ao passar a estação mais quente do ano. 

— Desde o início do ano estamos tendo esse tipo de problema. A situação fica mais grave porque a Ampla demora muito para reestabelecer a energia elétrica. Com isso, alimentos são estragados e temos muitos prejuízos. Até quando seremos ‘surpreendidos’ com isso? Pagamos a nossa conta mensalmente e temos o direito de ter o serviço com qualidade — declarou o comerciário.

Em Campos, a população que mais sofreu com o problema foi a dos bairros da margem esquerda do rio Paraíba do Sul, Guarus. De acordo com moradores de algumas áreas, a energia elétrica faltava entre o final da noite de um dia e retornava somente no final da manhã de outro dia. Sem contar que há reclamação também da dificuldade em falar com a empresa, principalmente no período da noite. “Precisamos de mais atenção. Estamos solicitando e ‘brigando’ pelo que é pago pela a gente. Espero que tenhamos mais prioridade”, destacou a atendente de telemarketing Mariana Barbosa, 35 anos, moradora do bairro Residencial Lapa II (Parque Calabouço).

Procon orienta como se pode ser ressarcido por problemas

A secretária-executiva do Procon, Rosangela Tavares, diz que a população tem reclamado constantemente sobre os “piques de energia”, que estão gerando prejuízos e transtorno. “Estamos recebendo questionamentos sobre a qualidade do serviço, que vem sofrendo constantes interrupções. São consumidores residenciais e comerciais que estão nessa situação. É necessária uma intervenção forte por parte da empresa, para que esses consumidores não saiam prejudicados”, destacou.

O Procon destaca os principais itens para o consumidor ser ressarcido de eventuais prejuízos em seus equipamentos. O consumidor tem até 90 (noventa) dias, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento à distribuidora, devendo fornecer, no mínimo, os seguintes elementos: data e horário prováveis da ocorrência do dano; informações que demonstrem que o solicitante é o titular da unidade consumidora, ou seu representante legal; relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico; descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como marca e modelo; informação sobre o meio de comunicação de sua preferência, dentre os ofertados pela distribuidora.




Fonte: Folha da Manhã