(Foto: ANI | Terceira Via) |
Os 50 quilômetros de ciclofaixas que estão sendo implantados pelas ruas de Campos buscam trazer mais segurança aos ciclistas da cidade. Mas uma foto publicada nas redes sociais causou discussão e revolta na população campista que utiliza a bicicleta como meio de transporte todos os dias.
Na subida da Ponte Leonel Brizola, na Avenida Tancredo Neves, em Guarus, foi colocada uma ciclofaixa na diagonal, atravessando a via, fazendo com que os ciclistas disputem o espaço com os carros.
Para o auxiliar de serviços gerais, Amaury Gomes, que passa pelo local diariamente de bicicleta, ao invés de dar segurança, a ciclofaixa na diagonal só faz aumentar o perigo no trânsito. “Achei muito errado, principalmente por ser na subida da ponte, porque os carros vêm em alta velocidade e pode causar muitos transtornos”, disse.
De acordo com o especialista em Direito de Trânsito, Marcelo Gomes, esta é uma situação atípica que traz risco para o ciclista.
“Para fazer uma ciclofaixa dessa maneira teria que ter, pelo menos, uma sinalização tanto para o motorista quanto para o ciclista. Deveria ter alguma placa de parada obrigatória e sinalização desenhada no asfalto. Sem isso, é muito perigoso e pode acontecer muito acidente”, disse.
Fonte: Terceira Via