quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

DECRETADA CALAMIDADE PÚBLICA NA SAÚDE DE PETRÓPOLIS

Foto: O Globo

O novo prefeito de Petrópolis, Região Serrana do Rio, Rubens Bomtempo, vistoriou na manhã desta quarta-feira (2) o Hospital Alcides Carneiro, principal da cidade. Após a visita, Bomtempo anunciou que vai decretar estado de calamidade pública na saúde do município. O decreto deve ser publicado até o fim desta quinta-feira (3).

Bomtempo decidiu pelo decreto após constatar alguns problemas na unidade e no sistema de saúde da cidade. Segundo a equipe do governo, no Hospital Alcides Carneiro, o estoque de medicamentos está reduzido pela metade, 10 leitos da UTI Adulto estão fechados, quatro das setes salas de cirúrgico também estão inoperantes e a emergência, completamente paralisada.

A situação do sistema público de saúde piora ainda mais com o fechamento do Hospital Casa da Providência. A instituição fazia cerca de seis mil atendimentos por mês e possuía 26 leitos de maternidade, que agora vão ser transferidos para o Alcides Carneiro.

"Levando em consideração a situação que encontramos aqui, a minha decisão é de decretar estado de calamidade pública no sistema público de Petrópolis. Até amanhã vamos publicar o decreto em Diário Oficial", disse Bomtempo, que ainda falou em endividamento da instuição, mas não informou números.

Uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) também foi convocada para um mutirão de limpeza no hospital. A vistoria foi acompanhada pelo vice-prefeito, Luiz Fernando Vaz, secretário de Saúde, André de Sá Earp, e membros do Conselho Municipal de Saúde.


Fonte: G1