quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Prefeito autoriza aumento de 5,74% na tarifa de água e esgoto em Campos

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes anunciou o reajuste de 5,74% nas tarifas de água e esgoto, conforme o Decreto Municipal nº 398, publicado no Diário Oficial do dia 30 de dezembro de 2024. O aumento será aplicado às contas com vencimento a partir de fevereiro de 2025, com base nos valores de janeiro do mesmo ano.

Segundo o documento, o reajuste foi realizado em cumprimento ao contrato de concessão dos serviços de saneamento básico e às normas federais que regem o setor, incluindo a Lei nº 8.987/1995. A atualização dos valores segue critérios previstos no contrato firmado entre o município e a concessionária responsável pelo serviço, Águas do Paraíba.



A medida é justificada como uma necessidade de adequação tarifária e visa assegurar a continuidade e qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade. O decreto foi assinado pelo prefeito Wladimir Garotinho e entrou em vigor na data de sua publicação. A população pode consultar mais detalhes sobre o reajuste no Diário Oficial do município.

Em nota, a concessionária Águas do Paraíba informou tratar-se de reajuste tarifário anual, que é garantido na lei e previsto em contrato. A concessionária destaca que continua realizando grandes investimentos no saneamento básico de Campos dos Goytacazes:


“Em 2025, a empresa iniciará as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Donana, além das obras do programa Bairro Legal do Parque Saraiva, que incluem a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Saraiva, além de intervenções na região da Usina Santo Antônio, Vivendas do Coqueiro I, Parque Bela Vista, Parque Prado, Parque Angélica e Jardim das Acácias, Vila Menezes, Vila Manhães e Porto Belo, com extensão de redes coletoras de esgoto, ligações novas de esgoto e elevatórias de esgoto bruto. Os investimentos aos longos dos anos garantem água de qualidade e tratamento de esgoto para população, preservando o ambiente e a qualidade de vida”, conclui.