O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, está enviando a Petrópolis máquinas e equipamentos para auxiliar a normalização da coleta de toneladas de lixo que, acumuladas na cidade desde o ano passado, vem causando impacto ambiental em rios e córregos nos cinco distritos e potencializando riscos para a população durante os temporais de verão. O apoio para a normalização do serviço municipal foi definido pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, em conversa com o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes. Durante a posse, no dia 1º de janeiro, Hingo declarou que as falhas na coleta de lixo nos últimos meses do ano passado colocam a cidade numa situação de crise sanitária.
- É uma situação crítica e que exige uma solução rápida. É uma determinação do governador Cláudio Castro que a Secretaria do Ambiente e o Inea atuem em auxilio aos municípios e é isso que estamos fazendo em Petrópolis. Estamos no período de chuvas e temos toneladas de lixo sendo arrastadas para dentro dos rios, o que provoca um grande impacto ambiental, além de prejuízos à população. Todo este lixo arrastado durante os temporais potencializa os alagamentos por toda cidade, deixando as pessoas em risco – assinala o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
-Normalizar a coleta de lixo é uma prioridade desde o primeiro momento em que cheguei à prefeitura, pois trata-se de uma situação que impacta diretamente a vida e a saúde das pessoas. Neste primeiros dias, já retiramos mais de 1.200 toneladas de lixo domiciliar que estão espalhados pela cidade. Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao secretário Bernardo Rossi. Esse apoio do Estado é fundamental para que possamos retirar mais rapidamente das ruas toneladas e lixo e assim, devolver o mais breve possível a dignidade aos moradores da cidade – declara o prefeito Hingo Hammes
Os equipamentos estão sendo enviados à sede da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep e de lá serão distribuídos para serviços em diferentes pontos da cidade. Nesta segunda-feira (06.01) entram em operação: quatro retroescavadeiras, quatro caminhões toco e quatro caminhões truck do Instituto Estadual do Ambiente - Inea. -A determinação é para que mais equipamentos sejam enviados, conforme os serviços avancem – afirma Bernardo Rossi.
Em 2024 Inea retirou 116,5 mil metros cúbicos de detritos em rios, córregos e lago de Petrópolis
Como parte das ações do governo do Estado preventivas ao período de chuvas em Petrópolis, o Instituto Estadual do Ambiente – Inea removeu no ano passado 116.552 metros cúbicos de detritos de rios, córregos e lagos. As frentes de trabalho do programa Limpa Rio foram realizadas durante todo o ano de 2024 em 15 diferentes locais da cidade.
As equipes trabalharam em diferentes pontos dos Rios Piabanha, Araras, Maria Comprida, Itamarati; Córrego Grande, Córrego do Contorno, Córrego Três Pedras; além dos Lagos de Nogueira, Parque São Vicente e Vila do Sossego. A limpeza preventiva beneficiou moradores de localidades como Nogueira, Bonsucesso/Itaipava, Secretário, Posse, Quitandinha, Duarte da Silveira, Retiro, Caxambú e Cascatinha.