Netsystem

Netsystem
Internet Fibra

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Usina de beneficiamento de resíduos da construção civil é inaugurada em SJB


A empresa União Norte Fluminense inaugurou na manhã desta terça-feira, 3, na Estrada do Imbaíba, em Atafona, a Usina de Beneficiamento de Resíduos de Demolição e Construção, a única em operação no Estado do Rio de Janeiro. O investimento, de cerca de R$ 3 milhões, surge como uma alternativa para reduzir os impactos que resíduos da construção civil, quando descartados de forma inadequada, podem causar ao meio ambiente. A inauguração contou com a presença da prefeita Carla Caputi.


"Essa iniciativa é um marco no reaproveitamento de resíduos, que após beneficiados serão utilizados como insumos para obras públicas, como exemplo, forros para ruas.

Outra prática ambientalmente sustentável é o aproveitamento dos resíduos de podas de árvores. Todos os galhos e troncos são recolhidos, triturados e disponibilizadas para serem aplicados na agricultura familiar em suas diversas formas.

 Com práticas que unem inclusão social, educação ambiental e preservação dos recursos naturais, minimizamos os impactos ambientais, gerando renda e contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável ." Comentou a vereadora eleita, Joice Pedra



— É uma alegria enquanto gestora pública avançar a cada dia em direção ao ideal e ao que a gente sonha para o município. São João da Barra é a única cidade do estado do Rio de Janeiro com uma usina de beneficiamento de resíduos da construção civil em operação e isso é motivo de muito orgulho. Desenvolvemos uma gestão com comprometimento e com responsabilidade, avançando com sustentabilidade. A população está sendo beneficiada e o meio ambiente protegido — discursou a prefeita Carla Caputi.


Um dos proprietários da União Norte Fluminense, Hélio Delbons destacou a importância do empreendimento na contribuição direta para a recuperação ambiental, um tema que é prioritário no mundo.

 

“Todas as cidades do Brasil enfrentam desafios com a destinação dos resíduos da construção civil, e aqui apresentamos soluções reais e sustentáveis, ao invés de paliativos. Os resíduos processados na usina são beneficiados e reaproveitados, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Além disso, realizamos o processamento de resíduos vegetais provenientes de podas de árvores, que são triturados e transformados em composto orgânico, ampliando sua utilidade e promovendo a sustentabilidade, assim como os entulhos processados que serão utilizados pela Prefeitura em ações que beneficiarão diretamente a população”, declarou.