Foto: Ralph Braz | Pense Diferente |
A Enel Rio confirmou que realizou, na manhã desta quinta-feira (12), o corte de energia de mais quatro unidades sob administração da Prefeitura de Campos, em razão de dívidas com a distribuidora. As unidades cortadas foram o Relógio Rodoviário Roberto Silveira; a Peixaria do Mercado Municipal; uma unidade da Secretaria do Meio Ambiente e outra da Superintendência de Agricultura e Pecuária. Na última terça-feira (10), outros cinco prédios municipais tiverem o fornecimento de energia suspenso pelo mesmo motivo (veja aqui).
Em nota, a Enel afirma que cumpriu os procedimentos previstos na Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que inclui o envio de aviso prévio com 15 dias de antecedência ao corte. A empresa informa ainda que os cortes não impactam locais que prestam serviço essencial à população, como unidades de saúde e educação – embora haja dívidas destas unidades com a distribuidora de energia.
“A Prefeitura de Campos possui dívidas com a Enel Rio referentes ao não pagamento de faturas de energia que ultrapassam, atualmente, R$ 75 milhões. Do total da dívida, 59% (R$ 44,2 milhões) decorre do não pagamento das faturas de energia entre os anos de 2021 a 2024. Como as negociações para o pagamento das dívidas não avançaram, a distribuidora iniciou esta semana os cortes de energia de algumas unidades administrativas”, conclui a concessionária.
A equipe de reportagem fez contato com a Prefeitura de Campos e aguarda um posicionamento do órgão sobre o assunto.