Celebrado neste mês, o Dezembro Verde é uma campanha que tem como objetivo alertar, conscientizar e mobilizar a população contra o abandono e maus-tratos contra os animais. O mês foi escolhido por ser o período em que o abandono de animais se intensifica, devido às férias e festas de m de ano.
Segundo dados do Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o Meio Ambiente, Petrópolis registrou, até o momento, 191 denúncias sobre maus-tratos contra animais. O número é superior quando comparado com anos anteriores. Em 2023, foram 78 casos. Já em 2022, foram 66, e em 2021, 60 ocorrências foram registradas.
“Aqui em Petrópolis está assustador o aumento absurdo de casos de maus-tratos e abandono. E agora identificamos uma nova demanda, que são pessoas do bem e que por amor aos animais os socorrem [animais] na rua e pensam que será só levar pra uma ONG. Só que as ONGs, os protetores e hospedagens estão lotadíssimos e essas pessoas ficam em uma situação bastante delicada por terem socorrido, e não conseguem lugar para deixar o animal ou adoção”, explicou Márcia Coelho, voluntária da ONG Dog’s Heaven.
De acordo com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), até o dia 10 de dezembro, foram contabilizadas 496 denúncias referentes a maustratos contra animais. Segundo a Cobea, do total registrado, 92% das denúncias já foram verificadas pela equipe técnica da coordenadoria. As demais denúncias estão em processo de averiguação, seguindo os trâmites necessários para a apuração.
Carlos Eduardo Pereira, presidente do GAPA Itaipava, conta que a instituição já acolheu 126 animais vítimas de maus-tratos, entre cães e gatos, que passaram por revisões veterinárias, foram vacinados e castrados. Dos animais resgatados, 86 já foram adotados. Já os demais seguem sob os cuidados da ONG, especialmente os adultos e idosos, que se juntam aos que também não foram adotados nos anos anteriores. Atualmente, a instituição possui 82 animais sob os cuidados de lares temporários .