Netsystem

Netsystem
Internet Fibra

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Dezembro Verde: mês de alerta sobre abandono de animais


Desde 2015, quando foi idealizada, a campanha Dezembro Verde vem buscando conscientizar a população sobre a importância de combater o abandono de animais, principalmente na época das férias e festas de fim de ano, quando muitos pets são deixados para trás. Além de sensibilizar sobre a guarda responsável, a iniciativa reforça que o abandono e os maus-tratos são considerados crimes, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).



Os números de animais nessas condições são altos e preocupantes. Segundo a pesquisa “Índice de Abandono Animal”, realizada em 2023 pela Mars Petcare em parceria com um grupo global de especialistas, aproximadamente 25% dos gatos e cães vivem nas ruas ou estão atualmente em abrigo à espera de adoção no Brasil, número superior a 30 milhões de indivíduos.



Para Sarah Bonadio, diretora de Assuntos Corporativos da Mars Pet Nutrition, o estudo evidencia que o país enfrenta importantes desafios relacionados tanto ao abandono quanto ao controle populacional, demandando esforços coordenados entre governos, empresas e ONGs para promover soluções a longo prazo. “O relatório revela, por exemplo, que apenas 28% dos cães e 53% dos gatos são castrados no Brasil. Reduzir a reprodução descontrolada é essencial para diminuir a quantidade de animais abandonados”.



Posse responsável


Quando se trata do principal critério para tomar a decisão de ter um novo mascote, há diferenças entre o Brasil e a média global. Para os brasileiros, a reação do animal no primeiro contato e o quão fofo ele é são os principais fatores. Nos demais países pesquisados, no entanto, são considerados aspectos como a condição de saúde do pet e o quanto ele combina com as necessidades e estilo de vida do novo tutor.


“Não refletir sobre a compatibilidade no momento da escolha pode aumentar as chances de abandono”, afirma a diretora. Por isso, em seus eventos e campanhas de conscientização, a Mars Petcare incentiva a adoção responsável, considerando principalmente a combinação entre o estilo de vida do tutor e a personalidade e as necessidades do pet.



Iniciativas do bem

Para mudar o cenário do abandono no país, a Mars Petcare vem trabalhando lado a lado com ONGs por meio do projeto PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom. “Desde sua criação em 2008, o programa já garantiu um lar para mais de 84 mil cães, doou mais de duas toneladas de alimentos e apoiou cerca de 1.600 ONGs em todo o Brasil. Além disso, a iniciativa incentiva mutirões de castração para evitar superlotação nos abrigos e estimular adoções responsáveis”, diz Sarah.


Outro destaque recente é o PEDIGREE Adotar, que conecta possíveis tutores a animais em abrigos com base na compatibilidade de perfil, facilitando o processo e incentivando escolhas conscientes. “Apesar do impacto dessas ações, reconhecemos que é preciso fortalecer ainda mais as parcerias e mobilizar outros setores para ampliar os esforços e promover uma cultura de cuidado responsável”, acrescenta.




Dezembro Verde

Na campanha Dezembro Verde deste ano, a Mars Petcare projetou no Congresso Nacional, em Brasília, os dados brasileiros sobre a pesquisa “Índice de Abandono Animal”, além de imagens de cães disponíveis para adoção.

“Com essa iniciativa, buscamos chamar a atenção para a seriedade do problema do abandono e sensibilizar as pessoas a considerarem a adoção e a posse responsável”, conclui.