Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas Elysio de Magalhães (Barcelos) e Evanir José Gaia (Grussaí), que compõem a rede municipal de ensino de São João da Barra, estão passando por avaliação de fluência e precisão na capacidade de leitura do Programa Mais Alfabetização (PMAlfa).
A iniciativa integra projeto do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Centro de Avaliação de Políticas Públicas da Universidade de Juiz de Fora/MG (CAEd/UFJF), que realiza a Avaliação de Fluência em Leitura em 991 escolas públicas estaduais, municipais e distritais selecionadas, em todo o Brasil.
A aplicação do teste é feita através de aplicativo próprio e de forma individual. Após as correções, as escolas terão acesso às devolutivas pedagógicas para análises e encaminhamentos.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Érika Alves, "a avaliação verifica a fluidez, a entonação, o ritmo e a precisão com que as crianças leem, bem como a sua compreensão acerca do que foi lido, contribuindo significativamente com a aprendizagem”. E conclui dizendo que, este momento, de produção de informações sobre o aprendizado, “é um instrumento para análise e planejamento de estratégias pedagógicas vindouras”.
PMAlfa - O Programa é uma estratégia do Ministério da Educação, criado por meio da Portaria MEC n º 142, de 22 de fevereiro de 2018 que tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, cumprindo critérios estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para promover o fortalecimento da gestão das secretarias de educação e das unidades escolares e do monitoramento processual da aprendizagem, o Programa vai realizar avaliações de leitura, escrita e matemática e, agora, também a avaliação da fluência em leitura.
Fonte: Secom PMSJB