terça-feira, 15 de março de 2016

PROGRAMAÇÃO DA FESTA NOSSA SENHORA DA PENHA EM ATAFONA

(Fotos: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
A Irmandade de Nossa Senhora da Penha e a Prefeitura de São João da Barra fecharam a programação religiosa, recreativa, esportiva e cultural da festa em homenagem à padroeira de Atafona, que será realizada entre os dias 27 de março e 4 de abril neste ano de 2016.  Shows locais e regionais, como Dom Américo e a dupla Júlio e Maycon, vão animar os dias de festa. As tradicionais procissões – fluvial e terrestre – sempre foram os eventos que atraíram maior público. Aliás, cabe salientar que há mudanças de dias e horários na procissão fluvial.

A festa de Nossa Senhora da Penha é realizada pela Irmandade, fundada há 159 anos. É uma das principais celebrações do município sanjoanense e recebe devotos de diversas partes do país, principalmente das cidades da região como São Francisco de Itabapoana, Campos e Macaé. A segunda-feira da Penha é feriado municipal em SJB. A programação completa da festa pode ser conferida AQUI (Religiosa) e AQUI (Recreativa)

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

As homenagens a Nossa Senhora da Penha começam no domingo de Páscoa (27), com a abertura do Oitavário, com missa às 17h. Logo depois, acontece a procissão automobilística, que passará pela praia de Grussaí e pela sede do município. De segunda (29) a sexta-feira (1º), as missas do Oitavário acontecem às 19h. Na sexta, às 20h, acontece o Café Literário, com o tema “O Futuro da Nossa Gente”, sob a coordenação da secretaria de Educação e Cultura.

Procissão Fluvial – Excepcionalmente este ano, a procissão fluvial de Nossa Senhora da Penha será no sábado (2), não no domingo, como de costume. O horário será mantido, às 15h. Ainda no sábado, acontece o passeio ciclístico às 8h e festival de prêmio às 12h. O retorno da procissão fluvial está previsto para as 16h. A missa do 7º dia do Oitavário acontece às 19h e, logo depois, será realizado o leilão. No domingo (3), a missa de encerramento do Oitavário acontece às 9h. Logo depois, serão realizados os batizados. Já às 20h, acontece o Auto de Maria, com o tema “Maria, Mãe da Misericórdia”.

Dia Maior – Na segunda-feira (4), o dia dedicado à padroeira de Atafona será saudado à 0h com uma queima de fogos. Às 2h, terá início uma vigília de oração na igreja, que prosseguirá até as 4h30. A alvorada festiva será realizada às 6h. O bispo diocesano de Campos, dom Roberto Ferreria Paz, celebra às 10h a missa solene, que nos últimos anos tem reunido cerca de dois mil fiéis. Às 17h, acontece a tradicional procissão de Nossa Senhora da Penha. Segundo a Prefeitura de São João da Barra, mais de 10 mil fiéis participaram do ato no ano passado. Neste ano, há a expectativa da procissão receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Após a procissão, as crianças e jovens da comunidade realizam a cerimônia de coroação.

SHOWS LOCAIS E REGIONAIS

Dom Américo e seus comparsas sobem ao palco no domingo, às 22h.

A programação recreativa da festa de Nossa Senhora da Penha vai de quinta até a segunda-feira, com artista de São João da Barra e região. Na quinta, dia 31, quem se apresenta às 22h é Odiley do Forró. Na sexta-feira, 1º de abril, as atrações são Zé Carlos e Rogério (22h, no palco 1) e Forronejo.com (0h, no palco 2). No sábado, dia 2, o pagode do Swing Moleque dará o ritmo à festa às 22, no palco 1. Logo depois, a banda Delloreon apresenta o melhor dos anos 80 e 90 no palco 2. No domingo (3 de abril), o som fica por conta de Dom Américo e seus comparsas, às 22h no palco 1. Para dar continuidade aos festejos, a dupla Júlio e Maycon traz os mais recentes sucessos da música sertaneja. Na segunda-feira, dia 4, a banda Dom Divino faz o show religioso logo após a procissão. O encerramento fica por conta da banda Mistura Fina. Todos as atrações são ofertadas pela Prefeitura de SJB.

Outras atrações – A festa também conta com atividades tradicionais, como pau de sebo, cabo de guerra e pega do pato no Paraíba. O departamento de Esportes da Prefeitura vai realizar a prova ciclística da Padroeira e a corrida rústica na manhã de domingo. Os horários e as premiações das atividades podem ser conferidos, em todos os detalhes, aqui.

DOAÇÕES – A Irmandade conta com a colaboração dos fiéis durante os festejos. As doações para o leilão, para o festival de prêmios e para barraca da Igreja já podem ser entregues (ou agendadas) na Igreja de Nossa Senhora da Penha, com a zeladora Cláudia.