segunda-feira, 28 de março de 2016

Campos dos Goytacazes completa 181 anos

(Foto: Agência Berenger)
No dia 28 de março do ano de 1835, era elevada à categoria de cidade a Vila de São Salvador e, nesta segunda-feira (28), o município comemora seus 181anos. Para abrir as comemorações, está programada uma solenidade na sede da Prefeitura de Campos com hasteamento de bandeiras e apresentação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) com adaptação da lenda campista “O Ururau da Lapa”, grupo de artistas formado por alunos da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, no IPS. É importante lembrar que a história de Campos começa bem antes deste período.

As terras dos índios goitacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "sete capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos. Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a Villa foi elevada à categoria de Cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região.

Atualmente, Campos dos Goytacazes é o maior município fluminense em extensão territorial, e o sexto maior do Brasil, com área aproximada de 4.032 quilômetros quadrados. O mar de Campos detém as maiores reservas de gás natural e petróleo do País, onde a Bacia de Campos é a principal área petrolífera explorada no território brasileiro.

(Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
A cidade conta com diversos atrativos e vem se desenvolvendo em diversos setores, como cerâmica, pesca e agricultura. Na culinária, além da cachaça e da goiabada cascão, o suspiro e o chuvisco são famosos em toda a região. Além disso, a cidade possui prédios históricos que mostram claramente a sua tradição cultural , como o Museu Histórico de Campos, o Arquivo Público Municipal, o Teatro Municipal Trianon e a Casa de Cultura Villa Maria, entre outros.

"Campos cresceu muito nos últimos anos e a prefeitura realizou várias obras de infraestrutura e implantando programas que melhoraram a qualidade de vida da população, como o Morar Feliz, programa habitacional que vem beneficiando famílias que moravam em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social; Bairro legal, melhorando a infraestrutura de bairros e levando saneamento básico a vários bairros e distritos, programa de imunização referência no país; construção de escolas e creches, entre outros", informa o secretário de Controle Orçamentário e Auditoria, Suledil Bernardino. 

Dentro das comemorações de aniversário da cidade, será aberta às 10h também a exposição temporária “Meu Bairro, Nossa História”. A mostra, promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) acontece no Museu Histórico de Campos. A exposição faz parte da programação elaborada pela FCJOL para as comemorações do aniversário da cidade. Ao todo, são 199 localidades que compõem a exposição. O objetivo é apresentar todos os distritos e bairros que compõem a cidade de Campos dos Goytacazes, por meio de painéis com sua localização geográfica e fotos. 

CIDADE DA CRIANÇA

Às 14h, a Cidade da Criança abrirá as portas para uma programação cultural e festiva pelos 181 anos de elevação à categoria de cidade. Haverá apresentações das bandas mirins da Escola Municipal Maria Lúcia e do Centro Educacional 29 de Maio e um bolo simbólico. Também acontecerá o hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional. A banda Smece participará do evento e tocará o Hino Municipal de Campos. O evento tem o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Com a programação especial, que inclui teatro, oficinas, pintura facial, a Cidade da Criança estará funcionando nesta segunda-feira até Às 22h.

A Cidade da Criança está funcionando das 14h às 20h, de terça a sexta, e das 10h às 22h, aos sábados e domingos. Crianças até 12 anos e maiores de 60 anos não pagam. As crianças, acompanhadas por pais ou responsáveis, além dos idosos, deverão fazer a retirada do convite na bilheteria. Estudantes com mais de 13 anos, mediante documento de identificação, pagam meia-entrada, R$ 2,50, e os adultos R$ 5. A arrecadação serve para investimentos na própria Cidade da Criança.









Fonte Ascom