São João da Barra passou a integrar o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial nesta quinta-feira, 30. A assinatura do convênio foi na Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), da Prefeitura do Rio de Janeiro. A iniciativa, que engloba 24 cidades do estado, visa potencializar o desenvolvimento regional a partir da política de igualdade racial.
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, Marcelo Roger, e a coordenadora municipal de Igualdade Racial, Cristiane Riscado, foram recebidos para assinatura do convênio inédito de criação da Rede de Cidades Antirracistas, pelo chefe de Gabinete, Leonardo Mattos, e pelo coordenador Executivo de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Freire.
O convênio assinado segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A meta é atuar na governança integrada e desenvolvimento territorial; educação, pesquisa, desenvolvimento e Inovação; combate às desigualdades étnico-raciais e ao preconceito; e patrimônio cultural e direito à cidade.
"Esse pacto será importante para o fortalecimento e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para combater o racismo e promover a igualdade racial no município e na região. Essa luta pela garantia de direitos é de todos nós e faremos o que estiver ao nosso alcance para que o negro ocupe cada vez mais o seu espaço na sociedade", declarou o secretário Marcelo Roger, que encaminhou no início de junho minuta à Procuradoria Geral do Município para criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial.