Uma ação da subsecretaria municipal de Postura em um bar na Pelinca teve confusão entre fiscais, frequentadores e funcionários na noite desta quinta-feira (10). Houve troca de socos e um tiro foi disparado por um agente. Os momentos foram flagrados em vídeo. O proprietário do estabelecimento tenta, nesta sexta, pela segunda vez, registrar ocorrência na 134ª Delegacia Policial (DP), no Centro. Em nota, a Prefeitura informou que a equipe atendia a uma reclamação sobre som alto e que o disparo foi efetuado pelo segurança, que é policial reformado.
De acordo com testemunhas, os fiscais iniciaram a abordagem pedindo a documentação do estabelecimento, que teria sido apresentada pelo proprietário. A equipe da Postura, então, teria se queixado do som. Uma medição teria apontado a produção de 90 decibéis, o que estaria acima do permitido para a área, mas o número foi questionado. A aparelhagem de som teria chegado a ser desligada, sem grande efeito sobre a intensidade do barulho no local, que estaria sendo produzido pelos frequentadores.
Mesmo assim, os agentes da Postura teria ordenado o fechamento do bar. A confusão teve início após frequentadores começarem a filmar a ação. Um dos fiscais teria empurrado o proprietário do estabelecimento, que havia passado por uma cirurgia e estava de muleta. O irmão do dono também teria sido agredido com um soco.
O proprietário do bar foi até a 134ª DP ainda na quinta-feira para registrar a ocorrência, mas teria sido orientado a retornar apenas na próxima segunda-feira. Porém, ele deve retornar à delegacia ainda nesta sexta, acompanhado de um advogado.
Em nota, a Secretaria de Ordem Pública informou o seguinte:
A Posturas foi novamente atender à solicitação da população sobre som alto e aglomeração no Bar Fluir, desrespeitando o protocolo Regras da Vida, de Combate à Covid-19. O estabelecimento hoje é líder em reclamações no setor e o proprietário já foi orientado, notificado e multado em outras ocasiões.
Na situação desta quinta-feira, a equipe da Posturas foi recebida de forma agressiva pelo proprietário e um homem que se identificou como irmão do dono do estabelecimento, que agrediu com um soco a fiscal da Posturas que participava da ação. O caso foi registrado na 134 DP e a fiscal foi encaminhada para fazer o exame de corpo de delito.
Houve confusão e um dos seguranças da equipe, que é policial militar reformado, deu um tiro de alerta para o alto para conter os ânimos.
Cada equipe da Postura é composta por um fiscal, um motorista/agente e 2 seguranças, que são policiais reformados pela PM.