A Enel Distribuição Rio iniciou a obra de modernização da iluminação pública de Macaé. O projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos (CPP 2019), viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel, e prevê a substituição de 464 lâmpadas por modelos mais eficientes de LED. O projeto garantirá economia de energia de aproximadamente 539,59 MWh/ano para o município, que seria o suficiente, por exemplo, para abastecer 300 residências por um ano. Em reais, isso representa uma economia na conta de luz de mais de R$ 523 mil anualmente.
De acordo com Leonardo Soares, Responsável de Sustentabilidade da Enel Distribuição Rio, a cidade também ganhará em qualidade em sua iluminação de rua. “As lâmpadas de LED iluminam mais do que as convencionais, o que traz mais segurança para a população, e possuem uma maior durabilidade, com menos ocorrências de lâmpadas queimadas”, destaca.
O projeto de eficiência energética também traz, além dos benefícios econômicos, um impacto positivo ao meio ambiente. Ao promover o consumo sustentável e eficiente de energia, evitam a emissão de mais de 33 toneladas por ano de gás carbônico (CO₂), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Para efeito de comparação, esse volume equivale ao plantio de 238 árvores por ano.
Para Marcelo Oliveira Neves, responsável pela Coordenadoria de Iluminação Pública (CIP) de Macaé, é um grande benefício a eficiência energética na cidade, sempre mantendo o foco no consumo eficiente de energia. “Pela primeira vez, Macaé foi selecionada na Chamada Pública. A classificação foi baseada na qualidade do projeto apresentado pelo município, entre outros critérios estabelecidos no edital que beneficiam toda a sociedade e o meio ambiente. O município também participou da Chamada Pública realizada em 2021 e aguarda o resultado”, ressalta. Segundo Marcelo, as intervenções serão feitas no período noturno para reduzir o impacto no trânsito, sendo que na Rua Hildebrando Alves Barbosa poderá ser durante o dia porque tem duas vias e o trabalho não causará restrições ao tráfego de veículos.
Chamada Pública de Projetos
O projeto de iluminação pública da cidade de Macaé foi selecionado por meio da Chamada Pública de Projetos da Enel, viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel, para financiamento de iniciativas com foco no consumo eficiente de energia elétrica. Podem participar do processo de Chamada Pública clientes das classes comercial, industrial, residencial, rural, poder público, serviço público e iluminação pública. Desde 1998, A Enel Distribuição Rio já investiu R$ 310 milhões em 293 projetos, que além da modernização da iluminação prevê a substituição de sistemas de refrigeração e aparelhos de ar-condicionado, instalação de usinas fotovoltaicas, entre outras iniciativas.
Fonte | Ascom