O novo diretor de Recuperação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Daniel Albuquerque, esteve em São João da Barra neste final da semana para vistoriar o trecho do Dique São João que rompeu na cheia do Rio Paraíba do Sul em fevereiro deste ano. A visita, que aconteceu na sexta-feira, 27, foi solicitada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
O diretor afirmou que, com base na vistoria, vai apresentar um relatório à direção e à equipe técnica do Inea. No documento, ele vai propor uma medida emergencial para prevenir o rompimento nas próximas cheias e um projeto de reestruturação, a ser desenvolvido a longo prazo.
O trecho rompido no verão fica próximo à Estrada do Poço, entre Cajueiro e o Bairro de Fátima. A secretária Marcela Toledo acompanhou o diretor na visita e reafirmou o compromisso da Prefeitura de contribuir com o Inea para solucionar o problema.
— Diante das fortes chuvas que já caíram nos últimos dias e com a expectativa de ainda mais chuva, fizemos essa solicitação ao Inea e fomos atendidos. Daniel viu de perto a situação do dique e afirmou que serão executadas soluções emergenciais e de longo prazo — afirmou a secretária.
Em maio deste ano, com apoio de maquinários cedidos pelo Estado, a Prefeitura realizou um serviço de contenção na área onde houve o rompimento em fevereiro, mas a estrutura é provisória. O projeto do Inea é para a reconstituição do trecho e reforço da estrutura completa do dique, que passa pelos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra.