quarta-feira, 5 de junho de 2019

Professores alfabetizadores de São João da Barra participaram do evento realizado no IFF


Coordenadores pedagógicos e professores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra participaram do Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no IFF Guarus, em Campos dos Goytacazes, segunda, 03, e terça, 04. Demais municípios da Região Norte Fluminense também compareceram.

A programação contou com palestras, painéis de discussão sobre avanços e desafios e mesas redondas, sobre o tema: “As vozes dos municípios no Pnaic”. O objetivo foi socializar a apresentação de pesquisas, estudos e trabalhos na formação continuada dos professores alfabetizadores. A iniciativa contribui ainda mais para o desenvolvimento de projetos educacionais, formação científica e um trabalho docente eficaz.

“São João da Barra participa do Pnaic há anos e falar de nossas experiências alfabetizadoras dialogando com outros municípios é uma oportunidade ímpar”, disse a coordenadora pedagógica Érika Alves, destacando que ver e ouvir os profissionais contando suas práticas e vivências de sala de aula, mostra o resultado positivo dos encontros de formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Já a coordenadora pedagógica, Wanessa Vilella, ressaltou que é de suma importância participar de um evento como o Seminário Regional do Pnaic, pois associa fundamentação teórica, pesquisa e prática.

“Além disso, dar visibilidade aos professores e seus trabalhos enriquece o processo de alfabetização e a formação dos mesmos”, completou Wanessa, detalhando que em São João da Barra a metodologia do Pnaic é utilizada no Alfaletrando, formação continuada de práticas alfabetizadoras oferecidas aos professores de 1º e 2 º anos.

Raquel do Amaral, uma das professoras participantes, relatou que o evento foi interessante por gerar discussões enriquecedoras de relatos praticados diariamente nas salas de aula e por permitir a troca de experiência, importantíssima para o processo de ensino e aprendizagem.

Participaram também do Seminário os professores alfabetizadores sanjoanenses Adriana Salles; Beatriz Pereira; Daniele Riter; Eliza Gomes; Kissila de Azeredo; Lilian Mara Oliveira; Luciana Carlos; Samara Nogueira; Samaris Aguiar e Thais Gonçalves.

Da coordenação de formação da UFRJ, compareceram Elaine Constant e sua equipe técnica.







Fonte: Secom PMSJB