(Foto: divulgação) |
A ação de sensibilização da importância de valores como respeito e amor ao próximo marcou a culminância do projeto Caravana da Inclusão, com o tema “Inclusão, respeito às diferenças”. O projeto foi desenvolvido de agosto a dezembro através de apresentações teatrais, discussão temática e concursos de desenhos, cartazes e paródias, envolvendo alunos da Educação Infantil, creche e pré-escola; Ensino Fundamental I e II; Acelera; e EJA.
O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, acompanhou as atividades e destacou a sua importância para conscientizar a população sobre a inclusão e o respeito às diferenças e lembrar do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. “Muito se fala que somos iguais, mas, na verdade somos todos diferentes e o nosso desafio é aprender a lidar com essas diferenças”, declarou Daniel.
“Sempre foi uma marca do governo Carla Machado o cuidado, o amor, o carinho, o respeito e a atenção com as pessoas com deficiência. Nessa terceira gestão estamos dando continuidade a essas ações junto ao Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado e a Apae, além de disponibilizar o transporte gratuito aos alunos cadeirantes, facilitando o acesso à escola”, completou Daniel.
Segundo a coordenadora de Educação Especial, Franci Nogueira, o trabalho implementado na rede municipal de ensino "é essencial para que as crianças e os adolescentes aprendam a valorizar e saber conviver com as diferenças, e tenham respeito e amor ao próximo, transformando a sociedade num mundo melhor, onde todos tenham acesso à dignidade, aos direitos e ao bem-estar.
A ação de culminância do projeto Caravana da Inclusão contou,ainda- com apresentação em libras da música, “Ao mestre com carinho”, pelos alunos da E.M. José Alves Barreto, de Mato Escuro; a música Aquarela, pelos alunos da E.M. Manoel Alves Rangel, de Quixaba; outras canções com alunos da E.M. João Batista Alves, de Amparo; e dança artística com a aluna Iara, da E.M. Domingos Fernandes da Costa, Centro.
Entrega da premiação aos alunos vencedores dos concursos de desenhos, cartazes e paródias; homenagens a todos os participantes do projeto e aos alunos da creche Manoel Luiz Nogueira, de Quixaba, que prepararam uma apresentação teatral sobre inclusão; e distribuição de lanche; também fizeram parte da programação.