Autorizada pelo governo federal ainda em 2015, a ferrovia que vai ligar o Rio de Janeiro ao Espírito Santo (EF-118), passando pelo Porto do Açu, começa finalmente a dar indícios que sairá do papel. Como adiantou no último dia 27, nesta quarta-feira (8), às 10h30, um evento acontecerá na sede do porto no litoral de São João da Barra para celebrar o lançamento da ferrovia entre os dois estados. O orçamento previsto inicialmente para a construção da linha férrea é de R$ 7,6 bilhões e a concessão será por meio de Parceria Público Privadas (PPP). O Governo do RJ chegou a negociar com empresários chineses investimentos para o empreendimento.
Assim também como adiantou o blogueiro, a Prumo Logística, responsável pelo porto, confirmou a presença dos governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, no evento que contará ainda com deputados estaduais e federais, além de demais políticos da região, como os prefeitos de Campos, Rafael Diniz, e de São João da Barra, Carla Machado.
O esboço inicial desenvolvido por cariocas e capixabas prioriza o aproveitamento das linhas férreas já existentes no Estado do Rio de Janeiro e parte para uma proposta realmente inovadora, propondo um corredor ferroviário de uso múltiplo. Do total de 558 quilômetros da nova Estrada de Ferro Rio-Vitória, 374 deles serão construídos do zero.
O projeto da EF-118 começou a ser apresentado pelo Governo do Estado ainda em julho de 2015 através de audiências públicas. Nelas, foi detalhado todo o projeto de engenharia de implantação da nova ferrovia, incluindo traçado, infraestrutura da obra, potencial logístico, integração com a malha ferroviária nacional e com os portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e o potencial de geração de negócios.
A nova ferrovia Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pela então presidente Dilma Rousseff ainda em 2015. Com potencial de carga de 100 milhões de toneladas por ano, EF-118 interligará a Região Metropolitana do Rio com Vila Velha, na grande Vitória. A ferrovia se articulará com a futura EF-354 (Estrada de Ferro Transcontinental - ligação ao Peru), a partir de Campos, atravessando as regiões minerais e agrícolas de Minas Gerais e do Centro Oeste brasileiro, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático. Além disso, a nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a estrada de ferro Vitória-Minas.
Para o secretário de Planejamento de SJB, Sávio Saboia, a construção da ferrovia é uma ação essencial para o desenvolvimento da logística e da parte comercial do porto. “Avalio a construção de forma positiva em todos os aspectos, uma fez que o porto vai aumentar o seu movimento e refletirá em toda a cadeia comercial. Aumenta inclusive a arrecadação do município de SJB. Toda vez que se fala em aumento de movimento portuário reflete diretamente no município”, destacou.
Fonte: Blog Ponto de Vista | Folha da Manhã