(Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente) |
Acontece até o próximo dia 15, a exposição “Solar do Ilustre Barão da Lagoa Dourada – Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes”. A mostra, promovida pela unidade escolar, em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, acontece no hall de entrada do Solar do Liceu.
A exposição é composta por textos, imagens e jornais, como “O Liceu”, “O Monitor Campista”, “O Diário”, “Folha da Manhã”, “A Notícia”, com matérias especiais sobre a importância do prédio do Solar Barão da Lagoa Dourada e sua transformação em instituição escolar que completa 135 anos.
Também estão sendo exibidos, documentos históricos e livros sobre o Liceu, cedidos pelo colecionador Wellington Paes. O espaço está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h.
“A exposição é uma oportunidade dos alunos e a população conhecerem o palacete de estilo neoclássico, que pertenceu ao Barão da Lagoa Dourada - José Martins Pinheiro. Construído entre 1861 e 1864, para abrigar a família do Barão até a fatalidade de seu suicídio, posteriormente o prédio foi arrematado por leilão para se tornar uma instituição de ensino”, explica a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.
Fonte: Terceira Via