Homens armados invadiram um shopping de luxo em Nairóbi, capital do Quênia, e começaram um tiroteio na manhã deste sábado, deixando ao menos 39 mortos e mais de 150 feridos. Autoridades alertaram que o número de vítimas pode aumentar, pois somente os corpos da entrada e do primeiro andar foram recuperados. Um dos atiradores, que foi baleado, foi detido ao tentar fugir em meio aos feridos. Ele foi levado a um hospital local e está sob a guarda da polícia. O grupo radical islâmico al-Shabaab, que atua na Somália, assumiu a autoria do ataque, enquanto autoridades tentam libertar ao menos 36 pessoas mantidas como reféns.
O grupo militante somali a-Shabaab, ligado à al-Qaeda, já havia ameaçado atacar o shopping Westgate, frequentado por estrangeiros e quenianos ricos e popular entre a comunidade de expatriados da cidade. Muitas das vítimas tinham vários ferimentos leves, aparentemente causados por detritos ou tiros de raspão.
Outras feridos andando, alguns com roupas ensanguentadas e e em carrinhos de compras improvisados como macas. Testemunhas contam que viram cerca de cinco homens armados atacarem o centro comercial e afirmam que o incidente aparentava ser um ataque, não um roubo.
Fonte: O Globo