domingo, 5 de janeiro de 2025

Prefeitura aumenta taxa da Iluminação pública em Campos


A prefeitura de Campos (RJ) inicia 2025 reajustando taxas e tarifas de iluminação pública,  de água e esgoto 5,74% (Aqui) e IPTU 4,47% (Aqui).

A taxa de iluminação pública é uma das mais caras do Brasil, sendo cobrada de maneira inconstitucional, baseada no consumo e não por residência, o que demonstra a ausência de nexo de causalidade.


Nas contas de energia distribuídas pela ENEL, há uma mensagem informando aos consumidores que, a partir deste mês, haverá um aumento na CIP (Contribuição de Iluminação Pública), que é repassada diretamente aos cofres da prefeitura. Ou seja, o que já era ruim agora vai piorar.

Outra irregularidade, que já vem sendo questionada judicialmente, é a forma como essa cobrança de iluminação é incluída na conta de energia, obrigando o munícipe a pagar. Caso contrário, o serviço é suspenso.

Recentemente, diversos órgãos da prefeitura tiveram o fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento. O débito com a ENEL já alcança cerca de R$ 70 milhões.



Nota da ENEL;

"A partir de Jan/2025 haverá um reajuste na cobrança do tributo municipal CIP em sua conta de energia. Lembramos que esse valor que é repassado para a Prefeitura, conforme Lei Complementar n° 0005 de 16 de fevereiro de 2018 do Município de Campos-RJ."

Para solicitar troca de lâmpadas e outros possíveis problemas com a iluminação pública do município, basta ligar no número (22) 98175-0931 e (22) 98126-0880, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e solicitar, gratuitamente, o serviço.





sábado, 4 de janeiro de 2025

Governo do Estado envia apoio à Petrópolis para acelerar remoção de lixo das ruas



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, está enviando a Petrópolis máquinas e equipamentos para auxiliar a normalização da coleta de toneladas de lixo que, acumuladas na cidade desde o ano passado, vem causando impacto ambiental em rios e córregos nos cinco distritos e potencializando riscos para a população durante os temporais de verão. O apoio para a normalização do serviço municipal foi definido pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, em conversa com o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes. Durante a posse, no dia 1º de janeiro, Hingo declarou que as falhas na coleta de lixo nos últimos meses do ano passado colocam a cidade numa situação de crise sanitária.


- É uma situação crítica e que exige uma solução rápida. É uma determinação do governador Cláudio Castro que a Secretaria do Ambiente e o Inea atuem em auxilio aos municípios e é isso que estamos fazendo em Petrópolis. Estamos no período de chuvas e temos toneladas de lixo sendo arrastadas para dentro dos rios, o que provoca um grande impacto ambiental, além de prejuízos à população. Todo este lixo arrastado durante os temporais potencializa os alagamentos por toda cidade, deixando as pessoas em risco – assinala o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

-Normalizar a coleta de lixo é uma prioridade desde o primeiro momento em que cheguei à prefeitura, pois trata-se de uma situação que impacta diretamente a vida e a saúde das pessoas. Neste primeiros dias, já retiramos mais de 1.200 toneladas de lixo domiciliar que estão espalhados pela cidade. Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao secretário Bernardo Rossi. Esse apoio do Estado é fundamental para que possamos retirar mais rapidamente das ruas toneladas e lixo e assim, devolver o mais breve possível a dignidade aos moradores da cidade – declara o prefeito Hingo Hammes


Os equipamentos estão sendo enviados à sede da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep e de lá serão distribuídos para serviços em diferentes pontos da cidade. Nesta segunda-feira (06.01) entram em operação: quatro retroescavadeiras, quatro caminhões toco e quatro caminhões truck do Instituto Estadual do Ambiente - Inea. -A determinação é para que mais equipamentos sejam enviados, conforme os serviços avancem – afirma Bernardo Rossi.
Em 2024 Inea retirou 116,5 mil metros cúbicos de detritos em rios, córregos e lago de Petrópolis

Como parte das ações do governo do Estado preventivas ao período de chuvas em Petrópolis, o Instituto Estadual do Ambiente – Inea removeu no ano passado 116.552 metros cúbicos de detritos de rios, córregos e lagos. As frentes de trabalho do programa Limpa Rio foram realizadas durante todo o ano de 2024 em 15 diferentes locais da cidade.

As equipes trabalharam em diferentes pontos dos Rios Piabanha, Araras, Maria Comprida, Itamarati; Córrego Grande, Córrego do Contorno, Córrego Três Pedras; além dos Lagos de Nogueira, Parque São Vicente e Vila do Sossego. A limpeza preventiva beneficiou moradores de localidades como Nogueira, Bonsucesso/Itaipava, Secretário, Posse, Quitandinha, Duarte da Silveira, Retiro, Caxambú e Cascatinha.






Polícia Penal impede drone de entrar com drogas em presídio de Campos

 


Na noite dessa sexta-feira (3), policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro interceptaram um drone, frustando a tentativa de ingresso de drogas que estavam junto da aeronave, na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, em Campos. Na ocasião, os policiais penais de plantão nas guaritas da própria unidade e da Penitência Carlos Tinoco da Fonseca, bem como o chefe de turma, notaram o sobrevoo da aeronave e impediram a entrada de um tablete de erva seca picada e um tablete de pó branco.

Segundo a Seap, até o momento não foi possível identificar quem pilotava o equipamento e os envolvidos na ação. A Seap informou ainda que a Subsecretaria de Inteligência acompanha sistematicamente essas ocorrências para identificar os possíveis autores.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência e uma sindicância foi instaurada para apurar o ocorrido.




sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

SJB: nomeados no governo Carla Caputi estão em avaliação


A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (União), começou a nomear o secretariado para o seu segundo governo. Mas se engana quem pensa que a nomeação agora é garantia de continuar no cargo: todos estão em avaliação até o mês de março, quando acontecerá uma reforma do secretariado. A tônica neste início de governo é de que não há dono de cargo e que o trabalho será recompensado.

Carla já disse em entrevista que este mandato será mais “personalizado” e a tendência é a de apostar em quadros técnicos na gestão 2025-2028. É certo que aliados políticos serão agraciados na futura reforma, mas critérios como aliança e longevidade nos cargos não serão garantia para continuar no primeiro escalão — e a prefeita, ao que tudo indica, já começou a avaliar os secretários desde agora e vai recompensar a dedicação de todos.




IPTU em Campos terá aumento de 4,47 % para 2025

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

A secretaria de Fazenda anunciou nesta sexta-feira (3), um reajuste de 4,47% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2025. O governo municipal anunciou ainda que os contribuintes que estiverem em dia com seus débitos terão o desconto de 10% para pagamento em cota única até o dia 20 de janeiro.

Já os que estiverem inadimplentes terão 7% de desconto. A segunda data de pagamento em cota única será 20 de fevereiro, com desconto de 4,47%. O novo secretário municipal de Fazenda, Carlos Roberto Junior, afirma que não houve aumento no IPTU:




“Não houve aumento do imposto. O que aconteceu, e é rotina, foi o reajuste, corrigindo apenas pela inflação, que foi de 4,47%”, disse Carlos Roberto.

Carlos Roberto Junior explicou ainda que os contribuintes podem optar pelo parcelamento em até 10 vezes, com o primeiro vencimento em 10 de março de 2025.

“É interessante destacar que o acesso à guia de pagamento é fácil pela internet, por meio do site da Prefeitura e da Secretaria de Fazenda. As guias vão estar disponíveis a partir do dia 10”, pontuou.

A Prefeitura acrescenta por fim, que os contribuintes que tiverem dificuldade de acesso à internet podem obter a guia de pagamento presencialmente na Secretaria de Fazenda, localizada na rua 13 de Maio, nº 129, no Centro. Para isso, é aconselhável que seja feito agendamento através do telefone 0800-602-5343.


Hingo Hammes vai à Posse acompanhar os impactos da chuva

 

O prefeito eleito Hingo Hammes foi até a Posse, na manhã desta sexta-feira (03), para acompanhar de perto os impactos causados pela chuva de ontem.

Segundo ele, a Defesa Civil está presente no local desde ontem à noite, e segue prestando apoio às famílias.

O prefeito diz que os acessos da Posse serão consertados, e o calçamento das ruas realizado, além de obras de prevenção.





Ordem na casa : Hingo anuncia suspensão temporária de pagamentos e contratos em Petrópolis



A Prefeitura de Petrópolis determinou a suspensão temporária, por 60 dias, dos pagamentos relativos aos contratos de obras, fornecimentos e prestação de serviços da administração direta e indireta. A medida visa verificar a legalidade e regularidade dos contratos vigentes. Durante esse período, também ficam suspensas novas contratações e adjudicações de contratos já licitados.

A decisão foi tomada com base na necessidade de revisar despesas públicas e adequá-las às diretrizes governamentais, conforme explicou o prefeito Hingo Hammes. “Esta medida é indispensável para reorganizar as contas públicas e assegurar uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos do município”, afirmou o prefeito.



No prazo de dez dias, os responsáveis pelas entidades envolvidas deverão encaminhar à Controladoria Geral informações detalhadas sobre os contratos, incluindo valores, pagamentos efetuados, e situação física de obras. Uma comissão formada por representantes da Controladoria Geral, da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria Geral analisará os documentos e emitirá parecer sobre a regularidade e legalidade dos contratos.


Os contratos considerados essenciais, como fornecimento de alimentos, medicamentos, combustível e serviços de saúde e educação, não serão afetados pela suspensão.


Inventário do acervo patrimonial será realizado

A Prefeitura determinou ainda a realização de um inventário completo do acervo patrimonial mobiliário dos órgãos da administração direta e indireta. Os relatórios deverão ser entregues ao gabinete do prefeito no prazo de 30 dias, com o objetivo de garantir a conservação e a correta gestão dos bens públicos.

Retorno de servidores à lotação de origem

Outra medida anunciada prevê que servidores municipais cedidos a outros órgãos retornem à sua lotação de origem em até 30 dias. Exceções serão analisadas mediante justificativa, e autorizações só serão concedidas sem ônus ao município. Servidores que não cumprirem o prazo estarão sujeitos a penalidades administrativas, incluindo suspensão de remuneração.






Homem é preso após agredir companheira em São João da Barra

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

Um homem de 29 anos foi preso após agredir sua companheira dentro de uma pousada em Atafona, distrito de São João da Barra.

Segundo informações da polícia, os dois seriam de outra cidade e estariam no município para passar o final de ano quando a companheira teria saída da pousada. Enquanto ele a aguardava na frente da pousada, ela teria chegado em uma caminhonete com outro homem. Logo, uma discussão teria sido iniciada entre os dois e o homem teria ferido sua companheira com um pedaço de piso. A vítima teria corrido para dentro da pousada e a polícia foi acionada.

Ainda segundo a polícia, a mulher relatou que teria sido agredida com socos e chutes, além de puxões de cabelo.







Fonte: Parahybano

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Tradicional soltura de tartarugas marinhas no verão em SJB inicia nesta sexta


Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente

A soltura de filhotes de tartarugas marinhas, tradicional no período de verão em São João da Barra, tem início nesta sexta-feira,3, às 16h, em Iquipari, na Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas. A ação se repetirá todas as sextas-feiras, às 16h, e sábados, às 9h, e os interessados em participar devem efetuar a inscrição pelo site: reservacaruara.com.br.

A ação é realizada pela Reserva Caruara, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Guarda Ambiental Municipal. O objetivo é reafirmar o compromisso contínuo com a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio natural de São João da Barra.


O Projeto Tamar desenvolve um minucioso acompanhamento dos ninhos ao longo dos 62 km de faixa de areia, que se estendem do Pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos dos Goytacazes.

Do início da temporada reprodutiva, em setembro de 2024, foram identificados 1.186 ninhos e o nascimento de mais de 9 mil filhotes. Desde 2008, já foram monitorados mais de 1,3 milhão de filhotes da espécie Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), ameaçada de extinção, garantindo que milhares de filhotes alcancem o oceano com segurança.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos tem desempenhado um papel essencial na proteção desse ecossistema, atuando na fiscalização e coibindo o trânsito de veículos na faixa de areia, colocando em risco os ninhos e os filhotes. Para reforçar essa proteção, foram instaladas barreiras físicas (mourões) ao longo da orla, restringindo o acesso indevido de automóveis às áreas sensíveis.

Além das ações de fiscalização, ao longo do ano acontecem ações sistemáticas de limpeza das praias, removendo resíduos que podem ameaçar não apenas os ninhos de tartarugas, mas também todo o ecossistema costeiro. Essa iniciativa contínua contribui para a manutenção desse berçário natural, assegurando um ambiente mais saudável para as tartarugas marinhas e outras espécies que dependem desse habitat.



Já a atuação da Guarda Ambiental Municipal se destaca no apoio diário à fiscalização e orientação dos visitantes, garantindo que todos respeitem as normas ambientais estabelecidas e contribuam para a preservação das tartarugas marinhas e de seu habitat natural.

A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas de São João da Barra, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforça o compromisso com a proteção desse ecossistema único. Em conjunto com a Reserva Caruara, a APA promove ações integradas que asseguram a conservação da biodiversidade local e fortalecem a conscientização ambiental.

A Reserva Caruara tem sido uma referência em conservação marinha, proporcionando não apenas a proteção direta das tartarugas, mas também promovendo experiências educativa para moradores e visitantes que participam das solturas.



Prefeito autoriza aumento de 5,74% na tarifa de água e esgoto em Campos

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes anunciou o reajuste de 5,74% nas tarifas de água e esgoto, conforme o Decreto Municipal nº 398, publicado no Diário Oficial do dia 30 de dezembro de 2024. O aumento será aplicado às contas com vencimento a partir de fevereiro de 2025, com base nos valores de janeiro do mesmo ano.

Segundo o documento, o reajuste foi realizado em cumprimento ao contrato de concessão dos serviços de saneamento básico e às normas federais que regem o setor, incluindo a Lei nº 8.987/1995. A atualização dos valores segue critérios previstos no contrato firmado entre o município e a concessionária responsável pelo serviço, Águas do Paraíba.



A medida é justificada como uma necessidade de adequação tarifária e visa assegurar a continuidade e qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade. O decreto foi assinado pelo prefeito Wladimir Garotinho e entrou em vigor na data de sua publicação. A população pode consultar mais detalhes sobre o reajuste no Diário Oficial do município.

Em nota, a concessionária Águas do Paraíba informou tratar-se de reajuste tarifário anual, que é garantido na lei e previsto em contrato. A concessionária destaca que continua realizando grandes investimentos no saneamento básico de Campos dos Goytacazes:


“Em 2025, a empresa iniciará as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Donana, além das obras do programa Bairro Legal do Parque Saraiva, que incluem a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Saraiva, além de intervenções na região da Usina Santo Antônio, Vivendas do Coqueiro I, Parque Bela Vista, Parque Prado, Parque Angélica e Jardim das Acácias, Vila Menezes, Vila Manhães e Porto Belo, com extensão de redes coletoras de esgoto, ligações novas de esgoto e elevatórias de esgoto bruto. Os investimentos aos longos dos anos garantem água de qualidade e tratamento de esgoto para população, preservando o ambiente e a qualidade de vida”, conclui.

Sônia Pereira é eleita presidente da Câmara de SJB por unanimidade


Vereadora no quarto mandato consecutivo, Sônia Pereira (PT) é a nova presidente da Câmara de São João da Barra. Ela foi eleita por unanimidade para o biênio 2025/2026, em votação realizada após a posse dos pares. O resultado foi por unanimidade, com 13 votos, em sessão solene nesta quarta-feira (1⁰ de janeiro).


Sônia é a segunda mulher a ocupar o cargo na história do município. Antes dela, somente a atual deputada estadual Carla Machado (PT) tinha sido presidente da Casa, no biênio 1999/2000. É a primeira vez que o Legislativo e o Executivo, com Carla Caputi (União), são comandados simultaneamente por mulheres.








Vereadora Gilda Beatriz assume duas Secretarias: da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras e a dos Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres



A vereadora Gilda Beatriz, assume as Secretarias da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras e a Secretaria dos Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres, a convite do prefeito Hingo Hammes.

Gilda é psicóloga, jornalista e pós-graduada em educação inclusiva. Foi eleita para o seu quarto mandato consecutivo na Câmara Municipal de Petrópolis, sendo a mais votada da cidade nas últimas eleições. Suas ações como vereadora são pautadas na defesa da pessoa com deficiência, da mulher, do idoso e da causa animal, além de lutar também pelas bandeiras da saúde e da educação.





Nas redes socias a vereadora agradeceu o convite e o esse  novo desafio em sua carreira.

"Hoje foi um dia muito especial na minha vida. Tomei posse como Vereadora, para o quarto mandato consecutivo. E também hoje, assumi um novo desafio na minha trajetória política. Aceitei o convite do Prefeito e amigo @hingohammes e assumirei a Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras e a Secretaria dos Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres! Vou acumular as duas pastas com a mesma dedicação em que venho desempenhando meu papel de Vereadora. Sinto-me muito honrada com a confiança em mim depositada e por isso, irei me licenciar por um período, da Câmara Municipal.
Quero ter a oportunidade no Executivo de colocar em prática muitos direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência e também para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Há muito a ser feito e entro nessa empreitada pra fazer a diferença, junto com o Prefeito Hingo Hammes."




 

Leonardo Vasconcellos assume a Prefeitura de Teresópolis


Empossado nesta quarta-feira (1°), para o mandato 2025/2028 junto com a Vice-prefeita, Dra. Afaf Ribeiro (DC), o Prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), anunciou um pacote de atos oficiais, marcando o início de sua gestão. Por meio da mensagem do decreto 6.347/2025, foi lançado o programa Vai de Ônibus, de democratização do transporte coletivo e que reduz o valor da tarifa de ônibus dos atuais R$ 5,30 para R$ 4,90 já a partir de segunda-feira (6).


Também foi instituído o programa Domingão Tarifa Zero com transporte coletivo municipal gratuito para toda a população a partir do próximo domingo, 5 de janeiro, e feito o lançamento do aplicativo Vai de Ônibus, já disponível para dispositivos Android e IOS e, por meio do qual, o usuário poderá acompanhar em tempo real a localização das linhas de ônibus em operação no município.


“Os teresopolitanos podem esperar um governo de gente para cuidar de gente! Vamos sonhar e realizar, reconstruir as escolas que estão fechadas, realizar concurso público, vamos baixar a tarifa de ônibus e, aos domingos, o ônibus será gratuito. Vamos fazer o nosso hospital público. Mas, para isso, precisamos de muita austeridade e contar com os contribuintes. Com a união de todos vamos fazer Teresópolis voltar a estar acima de tudo. Estou muito honrado, pois me foi entregue o maior desafio da minha vida. Mas, tenho certeza de que, com a força de Deus e a união da nossa cidade, vamos vencer os desafios e entregar uma Teresópolis muito melhor do que encontramos”, assegurou o Prefeito Leonardo Vasconcellos

O Prefeito: Aos 40 anos de idade, o teresopolitano José Leonardo Vasconcellos de Andrade é formado em Administração, com pós-graduação em Gestão Pública. Foi professor em Segurança e Saúde do Trabalhador no Senac (2004/2015), assessor parlamentar, diretor geral da Câmara Municipal de Teresópolis (2009/2012), secretário municipal de Educação (2012/2015) e secretário municipal de Governo e Coordenação interino (2014/2015) na Prefeitura de Teresópolis . Foi vereador por dois mandatos (2017/2020 e 2021/2024) e presidente da Câmara Municipal..






Hingo Hammes inicia gestão com foco em inovação e resultados para Petrópolis


Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, o prefeito Hingo Hammes oficializou a posse dos secretários e dirigentes que compõem o primeiro escalão do governo municipal. Os integrantes foram escolhidos com base em sua experiência técnica e alinhamento às prioridades da nova gestão, que busca eficiência, inovação e resultados concretos para atender às necessidades da população.

A equipe é composta pelos seguintes nomes:

  • Rosângela Stumpf, como secretária-Chefe de Gabinete;
  • Frederico Procópio, secretário de Governo e de Planejamento e Orçamento;
  • Dr. Fernando Araújo, procurador-Geral do Município; Fábio Júnior da Silva, secretário Municipal de Fazenda;
  • Wagner Silva, secretário de Administração e de Recursos Humanos;
  • Juliana Salvini, controladora-Geral do Município;
  • Adriana Kreischer, secretária de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária;
  • Marcelo Ramos, Secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública
  • Guilherme Moraes, secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis;
  • Samir El Ghaoui, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico;
  • Alexandre Gurgel, secretário de Educação;
  • Maurício Veiga, secretário de Obras;
  • Luis Cruzick, secretário de Saúde;
  • Pablo Kling, secretário de Turismo;
  • Leandro Kronemberger, secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer;
  • Gilda Beatriz, secretária da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, e de Direitos e Políticas para as Mulheres;
  • Adenilson Honorato, Presidente do Instituto Municipal de Cultura;
  • Guilherme Almeida, Coordenador de Comunicação Social;
  • Alex Christ, presidente do INPAS;
  • Fernanda Ferreira, diretora-presidente da COMDEP; Luciano Moreira, diretor-presidente da CPTRANS.



“Hoje iniciamos uma nova etapa para Petrópolis, com uma equipe que compartilha o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar de cada cidadão. Com competência, inovação e diálogo, vamos transformar desafios em oportunidades para a nossa cidade,” declarou o prefeito Hingo Hammes.

A nova gestão já está mobilizada para dar início às ações e enfrentar os desafios prioritários do município. Com foco na melhoria dos serviços públicos, desenvolvimento econômico e inclusão social, o governo reitera o compromisso de construir uma Petrópolis melhor e mais justa para todos.





Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos tomam posse em Campos


O prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes tomaram posse nesta quarta-feira, 1° de janeiro, para o exercício do segundo mandato na Prefeitura de Campos. Eles foram reeleitos em primeiro turno, nas Eleições Municipais 2024. Também tomaram o posse os 25 vereadores eleitos no município em outubro de 2024. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal.

Wladimir recebeu a maior votação já obtida por um prefeito no município: 192.232 votos. Ele e Frederico tomam posse para comandar o Executivo municipal pelos próximos quatro anos.


O prefeito e o vice reeleitos tomaram posse após a eleição da presidência e da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Antes, tomaram posse os vereadores eleitos. A sessão que elegeu a presidência e a nova composição da mesa da Casa de Leis, foi presidida pelo vereador Kassiano Tavares (PP), que recebeu o maior número de votos no pleito do ano passado.



Entre os eleitos que tomaram posse esteve Thamires Rangel (PMB), a mais jovem vereadores eleita do país, com apenas 18 anos. Ela será também a única representante feminina na Câmara. Bruno Pezão (PP), que conseguiu um habeas corpus (confira aqui) nesta terça-feira (31), também posse. Com 4880 votos, ele foi o quinto mais votado do município e vai para o seu segundo mandato.

Marcaram presença na sessão os deputados estaduais Bruno Dauaire e Thiago Rangel, a ex-governadora Rosinha Garotinho, o ex-presidente da Câmara Municipal, Marcos Bacellar, e o ex-vereador do município Jorge Rangel, pai do agora presidente da Câmara, Fred Rangel.

A Câmara agora tem a seguinte formação:

Presidente: Fred Rangel

Primeiro vice-presidente: Silvinho Martins

Segundo vice-presidente: Abdu Neme

Primeiro secretário: Diego Dias

Segundo secretário: Anderson de Mattos

Primeiro suplente: Pastor Marcos Elias

Segundo suplente: Cabo Alonsimar.




25 vereadores eleitos no município:

Anderson de Matos (Republicanos), Bruno Pezão (PP), Cabo Alonsimar (PDT). Ciro Rocha (Solidariedade), Dandinho de Rio Preto (União Brasil), Diego Dias (PDT), Dudu Azevedo (Republicanos), Dr Abdu Neme (PL), Fábio Ribeiro (PP), Fábio Ribeiro (PP), Fred Rangel (PP), Juninho Virgilio (Podemos), Kassiano Tavares (PP), Leon Gomes (PDT), Maicon Cruz (PSD), Marcione da Farmácia (MDB), Marquinho Bacellar (União Brasil), Marquinho do Transporte (PP), Nildo Cardoso (PL), Pastor Marcos Elias (Podemos), Paulo Cothé (MDB), Professor Wainer Teixeira (PP), Rogério Matoso (Solidariedade), Sub Jackson (PP), Thamires Rangel (PMB), Silvinho Martins (MDB) e Sub Jackson (PP).

Hingo Hammes dá posse aos secretários em Petrópolis


Em uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis, Hingo Hammes e Baninho foram empossados nesta quarta-feira (1º) como prefeito e vice-prefeito do município para o mandato 2025-2028. Eleitos com mais de 108 mil votos, ambos iniciam oficialmente a gestão com o compromisso de implementar políticas públicas voltadas à modernização da administração e à melhoria da qualidade de vida da população.


Hingo Hammes, que já atuou como vereador, presidente da Câmara e prefeito interino, destacou em seu discurso a importância de colocar a experiência acumulada em prol da cidade. “Assumir este cargo com o apoio de mais de 108 mil eleitores é um chamado à responsabilidade. Vamos trabalhar de forma planejada, transparente e com muito diálogo, sempre buscando soluções que atendam às necessidades reais da nossa cidade”, afirmou.


Baninho, ao assumir o cargo de vice-prefeito, reforçou a parceria com Hingo e o compromisso de um trabalho conjunto. “Estamos começando uma gestão focada na união, no respeito às diferenças e na construção de políticas públicas que façam a diferença na vida dos petropolitanos. Vamos atuar com dedicação para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que Petrópolis tem a oferecer”, disse.


A cerimônia foi acompanhada por vereadores, autoridades estaduais, representantes de instituições locais. Em seu pronunciamento, Hingo agradeceu à população pela confiança e destacou as prioridades do novo governo, como a recuperação econômica, melhorias na infraestrutura urbana e avanços nas áreas de saúde, prevenção de tragédias, educação e assistência social.

“Nosso compromisso é entregar uma gestão que não só atenda às demandas mais urgentes, mas que também prepare a cidade para o futuro. Vamos trabalhar com planejamento e eficiência, sempre próximos da população, para que Petrópolis se torne uma referência em qualidade de vida e administração pública”, concluiu o prefeito.