quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

REDES SOCIAIS SE TORNAM FERRAMENTA PARA CONSUMIDOR FAZER VALER DIREITOS



Você já tentou reclamar de um serviço ligando pra empresa? Conseguiu? Se a resposta for não, o Bom Dia tem uma dica. Em poucos minutos o seu problema pode ser resolvido.
O jornalista Marcelo Roca comprou um pacote de TV por assinatura. Mas um belo dia, o sinal sumiu. Tentou resolver o problema ligando para a empresa, mas de nada adiantou. A solução foi postar sua reclamação em um site de relacionamento. "Eles logo me atenderam. Eles perceberam que eu sou um novo consumidor e que mereço ser atendido rapidamente", disse o jornalista Marcelo Roca.
A analista de mídias Tamirys Seno Barboza teve problema com o computador. Procurou a empresa responsável e nada. Bastou reclamar na internet e pronto. "Depois de uns 20, 30 minutos recebi uma mensagem da empresa pedindo meu telefone para entrar em contato", contou Tamirys.
As redes sociais se transformaram em importantes ferramentas para fazer valer o direito do consumidor. Se antes, problemas simples, só eram resolvidos com a intervenção dos órgãos de defesa dos consumidores, agora são solucionados em minutos. Basta fazer uso da reclamação digital.
Quando um consumidor coloca sua reclamação na rede mundial de computadores, ela se espalha rapidamente e, em segundos, atinge um número muito grande de pessoas. Com isso, a queixa do cliente ganha um proporção imensa. O medo da PROPAGANDA NEGATIVA faz com que as empresas tenham pressa em resolver o problema.
Uma agência faz um rastreamento das queixas dos consumidores em uma rede social bastante popular. No ano passado foram contabilizadas 57 mil postagens. Já neste ano, o número de reclamações passou de 200 mil. Mais de 250% de aumento.
Mas, o consumidor precisa ficar atento. As reclamações postadas nas redes sociais não oficiais. Para ter respaldo da lei, o consumidor deverá registrar sua queixa num órgão de defesa do consumidor.