sábado, 24 de dezembro de 2011

RECUPERAÇÃO DA HISTÓRIA DE CAMPOS COM A RESTAURAÇÃO DO SOLAR VISCONDE DE ARARUAMA




Foi entregue na noite deste sexta-feira (23/12) a restauração do Museu de Campos, o secular Solar Visconde de Araruama, construída em 1760 (final do século XVIII) para ser moradia do fazendeiro e dono de engenho, José Carneiro da Silva, que detinha o título de Visconde.


No prédio a história política de Campos se iniciou. Em 1860 foi doado para a municipalidade, tendo sido sede de importantes fatos, como sede da Câmara Municipal (1901-1903); da Prefeitura de Campos; da primeira Biblioteca Municipal e da Secretaria de Fazenda. 



No século XVIII, o Solar foi ampliado quando fundido com o antigo prédio do Corpo de Bombeiros formando um importante conjunto arquitetônico de época, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), mas estava em ruínas por falta de manutenção adequada.



O Solar do Visconde de Araruama, que integra um grupo de quatro importantes imóveis, localizados no centro histórico de Campos.No século XIX, o conjunto composto pelo Hotel Gaspar, Lira de Apolo e Hotel Amazonas, serviu de residência ao visconde de Araruama, depois abrigou a Câmara, a Prefeitura, serviu de Biblioteca Municipal sendo também ocupado pela Secretaria de Fazenda.