quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A BELEZA DOS VITRAIS






Os vitrais surgiram com a pretenção de aperfeiçoar a construção dos vãos, principalmente as janelas que cada vez mais  amplas, a fim de facilitar a penetração da luz no interior das igrajas. Os vistrais giram em torno de temas do Antigo e Novo Testamento, da vida da Virgem e da Paixão e inclusive trataram de algumasa vidas de santos.
Em suas composições os personagens estão agrupados, se interpretam com um desenho forte e pouco realista, de maneira que os temas se tornem mais fpacil.
 O conjunto de vitrais das igrejas se convertem em um catecismo ilustrado, atraindo o espectador para uma atmósfera mística e piedosa. É muito variado o número e o repertório de vitrais das igrejas de Campos.
Com eles se permite, regular, elaborar, a penetração da luz solar no interior do templo.
O vitral originou-se no Oriente por volta do  século X,tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e Catedrais
.


As imagens dos vitrais são do Santuário de N. Sra. do Perpétuo Socorro, antigo Convento em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.


fotos: Ralph Braz