terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Petrópolis: Museu de Cera e Palácios levam turistas a cidade Imperial

(Foto: Reprodução | Sonho em viajar)
Petrópolis une tradição e modernidade em uma das regiões mais charmosas da serra do Rio. Apesar da pouca distância da capital, o clima no município é frio e faz lembrar cidades do interior da Europa, com construções antigas e programas culturais diversos. Petrópolis é conhecida como cidade imperial desde que D. Pedro I se encantou com a geografia do lugar e adquiriu propriedades na região.

A atração mais recente de Petrópolis é o Museu de Cera. A proposta do lugar, inaugurado há dois meses, é recriar estátuas de cera de artistas, personalidades e políticos.

Princesa Isabel e D. Pedro II
O Museu de Cera de Petrópolis possui estátuas da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, assim como estrelas internacionais, como Mr. Bean, Alfred Hitchcock, Batman, Robocop, Superman (Christopher Reeve), capitão Jack Sparrow (o pirata cafajeste vivido pelo ator Johnny Depp em “Piratas do Caribe”) Albert Einstein e Princesa Isabel, D.Pedro II e Santos Dumont.

Museu de Cera de Petrópolis
Os fãs do tricampeão mundial de Fórmula 1 terão a oportunidade de ver uma estátua do piloto no Museu de Cera de Petrópolis.


Produzida por um estúdio inglês com trabalhos exibidos inclusive no mais famoso museu deste segmento no mundo, o Madame Tussauds de Londres, a peça teve sua entrega simbólica realizada nesta sexta-feira (20/03/15), no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo.

“Nossa ideia veio da importância histórica do piloto no automobilismo mundial e também para presentear os milhões de brasileiros que tanto admiram suas conquistas”, diz o curador do museu de Petrópolis, Renato Bomtempo.

A estátua reproduz de forma impecável as principais características do piloto brasileiro, que fez história nos autódromos mundiais. “O principal diferencial foi justamente a presença da família Senna no processo de produção da escultura, acompanhando todas as etapas de produção, pois ninguém melhor que eles para opinar a esse respeito”, acrescenta Bomtempo, citando que a estátua levou oito meses para ficar pronta.

Em nome da família, Bianca Senna, sobrinha do piloto e Diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna, recebeu a peça e se mostrou bastante impressionada com o trabalho dos artistas, que há mais de dez anos trabalham com esta técnica.

“O resultado é incrível, toda a família ficou bastante emocionada em ver o Ayrton (Senna) retratado de forma tão fiel. Tenho certeza de que os fãs vão se impressionar”, disse Bianca.

Museu Imperial
Além do Museu de Cera, Petrópolis oferece muitos passeios culturais. Ícone da cidade, o Museu Imperial é parada obrigatória para entender a história do lugar. O palácio foi construído para ser residência de Dom Pedro II. Parte da decoração e dos cômodos internos habitados pela família real ainda são preservados. A visitação custa R$ 8,00 e pode ser feita de terça até domingo. Além do palácio, o que impressiona no local é o jardim imenso ao redor da propriedade.

Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal também é um dos destinos preferidos dos turistas. Inaugurado em 1884, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e abriga algumas apresentações e exposições que acontecem na cidade.

Quitandinha
O Palácio Quitandinha fica logo na entrada de Petrópolis. Além do charme da construção, o público pode passear gratuitamente pelo jardim de terça a domingo.

Casa de Santos Dumont
A visita à Casa de Santos Dumont não pode deixar de ser feita. Conhecida como “Encantada”, o público pode ver a arquitetura da casa do pai da aviação.

Catedral de São Pedro de Alcântra

E com estilo neogótico, a Catedral São Pedro de Alcântara também mostra parte da história de Petrópolis. A vantagem para os visitantes é a proximidade dos pontos turísticos em Petrópolis. Com disposição, é possível conhecer grande parte dos monumentos a pé.

Palácio Rio Negro
O Palácio Rio Negro em 1889, menos de três meses antes da Proclamação da República, o Barão do Rio Negro, comprou  o terreno onde seria erguido o seu palácio de verão. Em fevereiro de 1896, o Palácio e a casa ao lado, pertencentes a um dos filhos do Barão, foram vendidos ao Estado do Rio de Janeiro para servir de residência oficial do governante.

Em 1903, o Palácio foi incorporado ao Governo Federal e passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República.

Palácio Amarelo/ Câmara Municipal de Petrópolis

O Palácio Amarelo, em 1894 foi adquirido pela municipalidade e hoje abriga a sede da Câmara Municipal de Petrópolis. O prédio é lindo mesmo, tem um belo jardim, mas não soube muito da sua história, a não ser que foi residência de um dos conselheiros do Imperador e também do Barão de Guaraciaba. Detalhe para a pintura interna do prédio, que utiliza uma técnica que parece com mármore e madeira.

Palácio da Princesa Isabel
O Palácio da Princesa Isabel, foi construída por seu primeiro dono, o Barão de Pillar, em 1853, é de estilo neo-clássico. Em estilo neo-clássico, a construção se assemelha ao vizinho Palácio Imperial de Verão, atual Museu Imperial. Está pintada no tom de tijolo característico das residências pertencentes à Família Imperial do Brasil durante o período monárquico.

FOTOS:


Hotel Solar do Império


Parque Da Cremerie/ foto: Lucas Alexandre Souza

ENDEREÇOS E CONTATOS:

-Museu Imperial
Rua da Imperatriz, 220 - Centro - Petrópolis (RJ)
Telefone geral: 55 (24) 2245-5550 / 2245-5560
Telefone do Setor de Promoção: 55 (24) 2245-8962
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

-Museu de Cera de Petrópolis
Rua Barão do Amazonas, 35, Centro – Petrópolis (RJ)
Telefone: (24) 2249-1595

-Museu Casa de Santos Dumont - "A Encantada"
Endereço: Rua do Encanto, 22 – Centro
Telefone: 24 2247-5222
Visitação: terça a domingo de 9h30 às 17h. Visita guiada.






Fonte: Pense Diferente