segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

HÁ 120 ANOS MORRIA D. PEDRO II

O Imperador  D. Pedro II

Completam-se hoje (5) 120 anos da morte do Imperador Dom Pedro II, o governante que ficou mais tempo à frente do Estado brasileiro em toda a história do país, de 1840 à 1889. O aniversário da morte do monarca foi lembrado nesse domingo (4) em uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, que tem ligação histórica com a família imperial brasileira desde o século 19.

Dom Pedro foi retirado do poder por um golpe militar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, que instaurou a República em 15 de novembro de 1889.


“A família imperial não reagiu. Se tivesse reagido, como queria o conde D’eu (genro do imperador e marido da princesa Isabel), teria havido um banho de sangue, uma guerra civil enorme no Rio de Janeiro. Para evitar essa guerra, a família decide se retirar do país. Aí, eles são banidos, na madrugada de 17 de novembro de 1889”, explica.


Já bastante debilitado pelo diabetes, dom Pedro II morreu dois anos depois, em 5 de dezembro de 1891, no exílio, em Paris, na França, vítima de pneumonia. “Ocorreu uma coisa extremamente interessante, porque a França deu honras de imperador. Cento e vinte mil pessoas assistiram ao funeral, mas a nossa República não permitiu que o embaixador do Brasil em Paris o assistisse”, conta.


Seus restos mortais só voltariam ao Brasil em 1920, depois do fim oficial do banimento da família imperial. Desde então, os restos de dom Pedro II estão sepultados no Mausoléu Imperial, dentro da Catedral de Petrópolis.



Estas fotos são rarissimas que registam a trasladação dos restos mortais de D.Pedro II e de D.Teresa Cristina de Bourbon, imperador e imperatriz do Brasil, que se encontravam sepultados no Panteão dos Bragança em São Vicente de Fora em Lisboa.
O estado repúblicano português apesar de tudo concedeu a exumação com honras de estado acontecendo o mesmo na chegada ao Brasil.