terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Comissão de Ética: o silêncio de Carla Machado sobre posição do PT


A deputada Carla Machado ainda não se manifestou sobre a decisão de o PT instaurar uma Comissão de Ética para analisar o voto dela a favor da soltura de Rodrigo Bacellar, contrariando orientação do partido.



Na nota divulgada na quarta-feira (10), o PT afirma que a decisão de Carla Machado representa uma “reiterada desconsideração das orientações partidárias” e que isso “fragiliza a unidade do PT e compromete a confiança necessária à ação política conjunta”.

NOTA do PT na íntegra
"O Partido dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro, que orientou a bancada na votação pela manutenção da decisão do STF referente à prisão preventiva do presidente da Alerj, condena a decisão da deputada Carla Machado de votar em desacordo com a orientação estadual do Partido dos Trabalhadores no processo de manutenção da prisão do deputado Rodrigo Bacellar na Assembleia Legislativa do RJ.

A construção partidária é coletiva e pressupõe compromisso com as deliberações democráticas do partido, a unidade programática e a coerência politica. A reiterada desconsideração das orientações partidárias e as divergências estruturais em relação às posições construídas coletivamente fragilizam a atuação do PT e comprometem a confiança necessária à ação politica conjunta.

Por isso, respeitando o devido processo estatutário e assegurando à deputada a ampla defesa e o contraditório, o partido instaurará comissão de ética para apurar e punir as transgressões às decisões e princípios partidários.

Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro."