(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Ambulatório Ampliado e servidores municipais participaram durante a semana da programação do Centro Municipal de Práticas Integrativas. O espaço oferece atividades terapêuticas baseadas em conhecimentos tradicionais para a prevenção e, em alguns casos, também para tratamentos alternativos em algumas doenças crônicas.
A coordenadora de Atenção Básica, Keth Miranda, ressalta que neste primeiro momento estão sendo priorizados os pacientes de grupo de risco e vulnerabilidade social. “Queremos oferecer uma maior qualidade de assistência para essas pessoas e uma nova forma de tratar esses pacientes a partir das práticas integrativas”, enfatizou.
O local conta com médico para as consultas de triagem e profissionais como psicólogo, fisioterapeuta, massoterapeuta e educador físico. Os atendimentos disponibilizados são, entre outros, massoterapia, pilates, auriculopuntura, meditação, ioga, cromoterapia, alongamento, atividade funcional, hortoterapia, musicoterapia, artes, contação de história.
O Centro Integrado funciona no Espaço Amadeu Chácar Filho e faz parte do projeto “Cidade integrada: uma nova forma de viver”. O local está aberto das 9h às 12h e das 13h às 17h para informações sobre as práticas integrativas. As atividades são promovidas pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação e Cultura e de Assistência Social e Direitos Humanos, com apoio das demais secretarias e da Akademia dos Pensadores.