quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Petrópolis está entre os municípios mais preparados para receber o 5G, aponta Anatel


A chegada da nova tecnologia 5G ao Brasil, prevista para o segundo semestre de 2022, trará mais eficiência aos processos produtivos e mudará a forma de se fazer negócios no Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou na última semana o leilão do 5G, a nova geração de internet móvel. Depois dessa etapa, as operadoras começarão a instalar a infraestrutura necessária para que a tecnologia chegue para as pessoas. Atualmente, poucas cidades adequaram a legislação local. De acordo com a Anatel, o município de Petrópolis se destaca entre os oito “exemplos de municípios que já possuem legislação aderente às melhores práticas para instalação de infraestrutura de telecomunicações”, aponta a agência.

Em nota enviada para o Diário, a Anatel explica que a expectativa da agência é que os municípios, em geral, adotem medidas de desburocratização. “A Anatel disponibilizou orientações importantes que incentivam prefeituras e câmaras municipais a reduzirem barreiras à conectividade de seus municípios e de suas populações com atualização da legislação local. Embora a competência sobre a instalação de antenas seja da União, há restrições impostas por municípios sobre uso e ocupação do solo. Nesse sentido, a implementação do 5G exige a instalação de antenas próprias à tecnologia, o que torna necessário o aumento da quantidade de antenas instaladas para garantir o acesso à essa tecnologia, dentro dos próximos anos” diz trecho da nota.

Municípios preparados para o 5G

A Anatel citou exemplos de municípios que já possuem legislação aderente às melhores práticas para instalação de infraestrutura de telecomunicações, são eles: Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP), Brasília (DF), Campos dos Goytacazes (RJ), Volta Redonda (RJ), Petrópolis (RJ) e Uberlândia (MG). Ela ressalta que novos municípios devem ser adicionados na lista à medida que as legislações forem atualizadas.

Firjan ajuda atualizar a legislação dos municípios

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), começou um trabalho para mobilizar os municípios fluminenses sobre a adequação das legislações municipais de modo a permitir a instalação da infraestrutura requerida pelo 5G com menos burocracia, realizando uma série de reuniões com as autoridades de todos os municípios, seja dos Poderes Executivo ou Legislativo, oferecendo uma minuta de projeto de lei elaborada pela Anatel, com apoio da CNI e Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações), que permite aos municípios iniciar rapidamente o processo junto às Câmaras Legislativas. “Aqui na região, Petrópolis e Nova Friburgo passaram por esse processo e já estão com as legislações adequadas, enquanto em Teresópolis o PL já está tramitando. As capitais serão as primeiras beneficiadas até junho do ano que vem, e em seguida virão as cidades que já atualizaram sua legislação” explica a Firjan.

A Firjan ressalta que para serem contemplados com a tecnologia, os municípios devem estar com a sua legislação modernizada e compatível com a legislação federal (Lei Geral de Antenas, nº 13.116/2015), e assim, ter prioridade para receber os investimentos previstos no edital da ANATEL.

“A tecnologia 5G traz um novo paradigma para a sociedade. Para a indústria, em especial, os ganhos serão extraordinários: menos riscos de acidentes, mais monitoramento, melhor desempenho, mais agilidade e maior produtividade”, destaca a Federação.

Tecnologia 5G

Embora o Brasil esteja dando os primeiros passos no mercado 5G, um terço do mundo já abraçou essa tecnologia há tempos. De acordo com o levantamento feito em junho pela Viavi Solutions, empresa que atua no setor de telecomunicações, 65 países, ou 31% do mundo, já utilizam a rede. O Brasil é o primeiro país da América Latina a ter a tecnologia.

Enquanto os brasileiros que utilizam o 4G têm acesso à 19,8 Mbps (megabits por segundo), o 5G pode chegar até 10 Gpbs (gigabits por segundo), ou seja, 100 vezes mais rápido.

As principais vantagens da nova rede são as possibilidades de mais dispositivos se conectarem à internet em simultâneo, maior velocidade de conexão, facilitando a transferência de arquivos, e o aumento de conexão em tempo real, facilitando a reprodução de streamings e jogos online.






Fonte: Diário de Petrópolis