O carnaval foi aberto oficialmente em São João da Barra na noite desta quinta-feira, 28, em solenidade no palco oficial, montado na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Personagens da festa, o Rei Momo e a Rainha receberam das mãos da prefeita Carla Machado o bastão simbolizando o início da folia – considerada a maior do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Fogos de artifício, acionados pela prefeita, abrilhantaram ainda mais o momento, sendo complementado com a inauguração da iluminação especial da Avenida do Samba. Ao som das marchinas, entoadas pela bandinha Pica-Pau, tendo à frente os cantores Jeverson e Milena, moradores e visitantes presenciaram a chegada mais um carnaval na cidade.
"É com muito carinho que abrimos mais um carnaval, que será de muita folia e muita paz. Que sejam todos bem-vindos", disse a prefeita Carla Machado.
A avenida, decorada em toda a sua extensão, remete ao tema, para esse ano, "Um país tropical - São João da Barra, o melhor carnaval!", inspirado na cantora Carmem Miranda. A expectativa é que cerca de 300 mil pessoas passem pelo município nos seis dias de programação, com grande concentração de público na Avenida do Samba, na sede do município, e no litoral, nas praias de Atafona, Grussaí e Açu. Em Barcelos, a brincadeira com os tradicionais bois Arrastão e Tufão alegrarão a comunidade nos dias de folia.
A festa em São João da Barra é realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer; Ordem Pública (Guarda Municipal, Postura); Transporte e Trânsito; coordenação de Defesa Civil; Saúde e outros departamentos.
Na programação do primeiro dia de festa, ainda, desfile dos blocos de abadá Vai que Depois eu Vou, Amigos da Bonita e último ensaio técnico das tradicionais escolas de samba Chinês e Congos. As duas agremiações desfilam no domingo, 3, e na terça-feira, 5. Fechando a noite, a animação do cantor Apollo e Banda. Também prevista para esta quinta-feira, a abertura do tradicional Concurso dos Mascarados foi adiada para o sábado de carnaval.