sábado, 9 de fevereiro de 2019

Depois de vandalismo no histórico Chafariz Belga, efetivo da Guarda é reforçado no centro


Ele está na Praça das Quatro Jornadas, bem no centro de Campos dos Goytacazes, desde 1906. No entanto, mais difícil do que resistir ao tempo tem sido suportar o vandalismo. O Chafariz Belga, um dos cartões postais do município, teve várias peças roubadas novamente. Dois dos quatro leões de metal que compõem o topo do monumento histórico e seis das oito taças que ficam na base sumiram.

O chafariz, tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), é uma réplica de um dos 100 chafarizes que o descobridor da América, Cristóvão Colombo, mandou fabricar. Segundo registros da Prefeitura de Campos, atualmente, só existem dois no mundo: um no município e o outro na Europa.

Nota da GCM

"A Guarda Civil Municipal tem atuado de forma mais intensa nos principais pontos da área central da cidade. Além de mais agentes, viaturas também foram mantidas nas principais vias para os patrulhamentos de rotina.

— Mesmo neste período de verão, mantivemos o efetivo na área central. No período do fim de ano já tínhamos aumentado o efetivo nas principais vias do Centro. Desde a última segunda-feira, com a volta das aulas e a população retornando à cidade, aumentamos o número de agentes nas ruas para auxiliar no trânsito, principalmente nas proximidades nos centros comerciais — destacou o comandante da GCM Campos, Fabiano Mariano.

O comandante destacou ainda que são estudados novos pontos para presença de agentes próximos a universidades e locais estratégicos, de movimento intenso até as 23h. 'Temos ainda as viaturas, que fazem rotina de patrulhamento nas principais vias da área central e três duplas de agentes, que atuam até as 19h', concluiu."




Fonte: Folha da Manhã