sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

São João da Barra em 2º lugar no Estado em postos de trabalho


O município de São João da Barra, no ranking de geração de postos de trabalho (diferença aplicada entre contratações e demissões), em 2018, ficou em primeiro lugar em desempenho no Norte Fluminense e em segundo em todo o Estado do Rio de Janeiro. O acumulado foi de 1.680, saldo positivo, em novas oportunidades. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira, 23, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Em primeiro lugar no estado aparece Volta Redonda, no Sul Fluminense, com 2.295 empregos criados com carteira assinada, uma diferença de 615 vagas entre um município e outro. A prefeita Carla Machado comemora o resultado, mas garante que as ações continuam em 2019. "A meta é sempre empregar mais. Para isso, intensificamos o diálogo junto às empresas e investimos em qualificação, para que cada vez mais sanjoanenses sejam absorvidos no mercado de trabalho. Principalmente por esse bom momento em que passa o complexo portuário do Açu”, disse.

Na análise setorial, o desempenho de São João da Barra atingiu curvatura positiva na construção civil, com 1.356 vagas em 2018, impulsionada pelas contratações do Porto do Açu, principalmente com a construção da termelétrica. Outros setores em destaque foram o de serviços, com 294 vagas, e as 44 oportunidades na indústria de transformação.


"O resultado é graças às políticas públicas implementadas e ações afirmativas, em especial, junto às principais empresas do Porto do Açu. 2018 foi um ano estratégico do ponto de vista da empregabilidade e promoção da qualificação profissional. A prefeita Carla Machado liderou esse processo e, isso, fez toda diferença para chegarmos nesse resultado”, disse o superintendente de Trabalho e Renda de São João da Barra, Sávio Saboia.

Mecanismos para elevar o desempenho no município foram aplicados, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luiz Paulo Madureira. "A confiança na gestão e na transparência do Balcão de Oportunidades e o investimento em qualificação profissional também contribuíram para esses números de postos de trabalho. A Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate) é um forte instrumento de articulação junto aos principais RHs das empresas atuantes no complexo portuário”, disse o secretário.




Fonte: Secom PMSJB