(Fotos: Paulo Pinheiro | Divulgação) |
Com o objetivo de agregar valor à comercialização dos produtos agrícolas, a Prefeitura de São João da Barra lançou a Feira da Estação, que passa a funcionar todos os sábados, das 7h às 13h, na Estação das Artes Derly Machado, na sede do município. Além de valorizar a agricultura familiar, a iniciativa é importante para impulsionar as vendas de produtos artesanais, comidas típicas e frutos do mar.
O projeto da Feira da Estação, implantado no sábado, 19, prevê, ainda, a partir da próxima semana, a realização de atividades artísticas e culturais com o intuito de proporcionar entretenimento e lazer aos moradores e visitantes. A realização é da Prefeitura de São João da Barra em parceria com agricultores familiares, Associação Sanjoanense dos Ambulantes, Casa do Artesão Alcimar Simões Bomgosto e Cooperativa Arte Peixe.
A iniciativa envolve as secretarias de Agricultura; Desenvolvimento Econômico e Tecnológico; Educação e Cultura; Turismo, Esporte e Lazer; Transportes e Trânsito; Ordem Pública e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Tecnológico, por meio das superintendências de Comércio, Serviços e Empreendedorismo e de Trabalho e Renda.
"Esse trabalho de valorização da agricultura familiar teve início no campo com a disponibilização da Patrulha Mecanizada e da assistência técnica para o cultivo, e posteriormente toda estrutura necessária para comercialização nas feiras, que acontecem de terça a domingo, no município e em Campos, proporcionando mais lucro para os agricultores com a venda de seus produtos, sem passar por atravessadores", declarou o secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, informando que cerca de 50 agricultores familiares estão participando das feiras.
Para a veranista de Atafona, Lídia Martins, que há mais de 50 anos freqüenta o município, a feira ficou bem localizada e de fácil acesso, numa das entradas da cidade. "Estávamos passando por aqui para agir outros assuntos e quando vimos a feira decidimos parar e fazer as compras de hortifruti", disse Lídia, acrescentando que tem o hábito de consumir produtos da agricultura familiar devido a sua qualidade e por não ter agrotóxicos.
O agricultor da Vila da Terra, Ari da Silva, 62 anos, está otimista com a disponibilização desse novo espaço que ajudará a comercializar seus produtos. "Daremos continuidade a esse projeto e todos os sábados estaremos aqui participando das atividades visando uma maior obtenção de renda", declarou Ari, que participa também da Feira do Produtor, em Campos, e da Feira do Porto, no Açu.
Os produtos da Feira da Roça são comercializados aos domingos no Galpão do Produtor, na BR-356, entre Atafona e São João da Barra, das 6h às 13h. Aos sábados, das 9h às 12h, em Grussaí, na Avenida Liberdade, próximo à Igreja de Santo Amaro. Às quartas e quintas-feiras, das 9h às 13h, no Porto do Açu. E as terças e sextas-feiras, em Campos, na Avenida 28 de Março, no Bairro Turf Club, e nos fundos da Rodoviária Roberto Silveira.
Fonte: Secom PMSJB