(Foto:Divulgação) |
Devido ao transbordo dos afluentes – rios Pomba, Muriaé, Jaguari e Paraibuna e o subafluente Carangola – provocado pelas recentes chuvas, a Defesa Civil de São João da Barra registrou uma variação do nível do rio Paraíba do Sul de 5,90 a 6, 10 metros, nas últimas horas. Apesar de estar variando um metro acima da normalidade, o trabalho de monitoramento direcionará o planejamento das possíveis ações emergenciais que causam preocupação com nível de 8 metros.
"Estamos em estado de atenção e seguiremos atuando no monitoramento para proporcionar tranquilidade à população", disse o coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, ressaltando que com 7 metros o órgão entra em estado de alerta e, com 8 metros, alerta máximo.
De acordo com essa medição atual, a população que reside próximo à margem do rio não corre risco de ficar desalojada. “Somente as partes baixas das ilhas se encontram alagadas, porém o rio continua dentro de sua calha e não sofreu transbordo, fato que possivelmente acontecerá se o nível chegar a uma cota de 8 metros” explicou Adriano.
No momento, reforça Adriano, não há motivos para população se preocupar. “A vantagem do município é a proximidade com a Foz em Atafona, Ilha do Pessanha e Gargaú, facilitando assim o escoamento e a vazão d´água”, finalizou.
Fonte: Secom PMSJB