quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

HÁ 80 ANOS NASCEU O REI DO ROCK, ELVIS PRESLEY


Há 80 anos nasceu o Rei do Rock. A voz potente, a força interpretativa e o estilo galã logo tornaram Elvis Presley um sucesso de público. As influências musicais vieram do country, gospel e blues. A carreira decolou na década de 50. Estilo e diversidade musical desafiaram as barreiras sociais e raciais daquele tempo. Elvis atuou em 33 filmes de sucesso. Apesar do status de celebridade, teve que servir nas Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial.

Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro de 1935 em Tupelo, no Mississipi rural. Com ele nasceu um irmão gémeo, mas já sem vida. Filho único de Vernon e Gladys Presley, tinha 13 anos quando se mudaram para Memphis (Tennessee), mas por essa altura já a música lhe corria nas veias. Na juventude absorveu as influências do Blues, da Country e do Gospel, géneros musicais com que cresceu na comunidade religiosa e na Beale Street de Memphis, rua que frequentava na adolescência.


Elvis Presley começou a sua carreira discográfica em 1954 na lendária Sun Records, e apenas dois anos mais tarde já era uma estrela internacional. Além da música, participou em 33 filmes e protagonizou dezenas de atuações musicais que fizeram história na televisão. Vendeu mil milhões de discos e ganhou vários prémios, entre eles três Grammy (em 14 nomeações), mas a fama não lhe retirou a humildade: em 1958 interrompeu a carreia para responder à chamada do exército norte-americano.


Conhecido como o branco que cantava Blues, Elvis foi o mais popular, e certamente um dos primeiros artistas a fundir o género Gospel com aquilo que viria a ser o Rock & Roll, de que se tornou Rei. Aliás, uma das grandes riquezas de Elvis Presley foi a capacidade de reunir todas as influências com que cresceu. Talvez seja isso que dá ao Rock a força e popularidade que ainda tem.


Hoje, 38 anos depois da sua morte, Elvis é um artista que ainda se vende e ouve. No YouTube soma milhões de visualizações, bem como nos novos serviços destreaming. O Spotify fez as contas e preparou-se para celebrar o 80º aniversário do nascimento do Rei do Rock. Elaborou um extenso (e complexo) sistema de relações entre artistas, que demonstra, ainda que de forma mais ou menos distante, a influência de Elvis Presley na história da música contemporânea: chamou-lhe a Elvisualização e é um esquema que vale a pena consultar.


Teste também A Influência de Elvis, uma aplicação web que relaciona, precisamente, os graus de influência de artistas mais ou menos populares com o Rei do Rock — o artista A foi influenciado por B que por sua vez foi influenciado por Elvis. Faça o teste com os seus artistas de eleição, por certo vai encontrar (e compreender) algumas ligações de que não estava à espera.


O Spotify analisou ainda os hábitos de 50 milhões de utilizadores e revela que, em todo o mundo, as canções mais populares de Elvis são “Suspicious Minds”, “Jailhouse Rock” e “In The Ghetto”. Ao observar a média de streams das músicas de Elvis por país, o Spotify concluiu que é no Chile que residem os maiores fãs do Rei do Rock, seguido do Brasil, Argentina, Holanda e Islândia.