(Fotos: Ralph Braz) |
A previsão para este ano é que 10 hotéis se instalem em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A cidade já tem 15 hotéis e 17 pousadas em funcionamento, totalizando 32. Com o aumento previsto para este não, este número chegará a 42, com 2.819 leitos. Atualmente são 2.099 leitos, 1.380 nos hotéis e 719 nas pousadas.
Dos 10 hotéis previstos, pelo menos dois podem ser quatro estrelas. Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O setor já é o responsável pela geração de cerca de 1.500 postos de trabalho diretos.
A maioria dos empregos é de camareira, recepcionistas, cozinheiras e garçom. Mas a chegada de tantos hotéis também aquece outros setores da economia. Contando com os do Farol de São Tomé, o município conta com aproximadamente 300 restaurantes, enquanto a quantidade de táxis em circulação pelas ruas da cidade, segundo informou o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), é de 831.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, trata-se de uma cadeia de impactos que também atinge positivamente a indústria do entretenimento, gerando mais empregos e renda.
O diretor de indústria e comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, diz que esse “boom” do setor hoteleiro no município se deve principalmente a investimentos, como o Super Porto do Açu, em São João da Barra, e o Complexo Logístico e Portuário Farol/Barra do Furado, em Campos.
“É um mercado que só tem crescido nos últimos anos. E os grandes empreendimentos são os maiores responsáveis, assim como os investimentos feitos na cidade”, observou Felipe Knust.
Fonte: G1