(Foto: Filipe Lemos/ Campos24horas) |
O nível do Rio Paraíba do Sul em Campos subiu quase dois metros desde a noite do último domingo, quando tinha a marca de 6,20. Às 8h desta terça-feira(3), atingiu a marca de 7,75m. A cota de transbordo é de 10,30 metros.
A maior preocupação da Defesa Civil é com os moradores de Três Venda e Ururaí. Em Três Vendas a situação é mais complicada, já que há risco de novo rompimento da BR-356 (Campos-Itaperuna) em razão da pressão das águas do Rio Muriaé, que não para de subir em consequência das chuvas na região e em Minas.
O secretário Municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, falou nesta manhã sobre a situação de Três Vendas e as ações previstas em Ururaí.
“A população de Três Vendas nos preocupa em razão do risco de novo rompimento da BR-356. Mesmo assim, eles se recusam a sair das casas. Preferem colocam os móveis no segundo andar das casas caso o pior aconteça”, disse Henrique.
No tocante a Ururaí, o Secretário disse que algumas famílias já sairão de suas casas nesta terça-feira e serão levadas para prédios públicos, já que o nível do Rio Ururaí é preocupante.
“ A cota atual do Rio Ururaí é de 3,42m e a cota de transbordo é de 3,80, razão porque estaremos retirando as famílias. Há muita água chegando de Lagoa de Cima e Imbé e a tendência é de que o Ururaí transborde”, destacou Henrique.
Alerta de mais chuva forte em Campos
Secretaria Municipal de Defesa Civil recebeu na tarde desta segunda-feira (2), alerta de atenção do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) prevendo chuva para as próximas horas o que poderá afetar o nível do Rio Paraíba do Sul. A previsão deixou a Defesa Civil com equipes preparadas para atender emergências. A meteorologia prevê chuva para hoje ( segunda-feira) e amanhã (terça-feira) em nove cidades do Norte e Noroeste Fluminense, incluindo Campos.
- A situação é preocupante e pode chover ainda mais. O lençol freático já está alto e, caso se confirme a previsão do Inea, a tendência é que suba ainda mais. Estamos trabalhando no sentido de que a população seja menos afetada – alertou o Secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
Equipes da secretaria estão nas ruas atuando, principalmente, na remoção de lixos dos bueiros para tentar evitar alagamentos. O Inea emitiu um alerta máximo para cidades como Itaperuna, Laje do Muriaé, Porciúncula e Natividade cortadas pelos rios Muriaé e Carangola, respectivamente. Já Cardoso Moreira e Italva estão em estado de atenção, devido o rio Muriaé.
Fonte: Campos24horas