quarta-feira, 13 de março de 2013

JAIME LERNER APRESENTA NOVO PLANO DIRETOR DE SJB À SOCIEDADE


(Fotos: Paulo Pinheiro)

O arquiteto Jaime Lerner, autoridades municipais e do legislativo promoveram audiência pública na noite de terça-feira (12 de março), no Cine Teatro São João da Barra, no Centro da cidade. O objetivo foi apresentar a sociedade a elaboração do novo plano diretor do município.



Um projeto aquaviário que pretende interligar todo o município promete colocar São João da Barra em uma posição única no Brasil. O projeto ousado foi estruturado pela equipe de Jaime Lerner que fez experiências inovadoras em Curitiba, cidade onde ele foi prefeito – tonando-se depois governador do Paraná. "Nossa ideia desde o princípio foi projetar a nova São João da Barra em um modelo onde possamos integrar o desenvolvimento econômico que está em crescimento com a qualidade de vida da população e tornar a cidade um exemplo para o país. Esse sistema aquaviário será a atração de São João da Barra e eu não tenho dúvidas sobre essa possibilidade", declarou.



O projeto aquaviário funcionará a partir de abertura de canais o que irá preservar a identidade do município. Será montado um esquema de transporte público aquaviário interligando o centro de São João da Barra à área do Porto do Açu. Neste local seria criada um mini centro urbano, com terminais de embarque e desembarque para atender à demanda populacional que está surgindo no município.


Além do projeto aquaviário, o grupo destacou a implantação de ciclovias, a construção de um memorial do Rio Paraíba do Sul - em frente à prefeitura - uma arena jovem no balneário de Atafona e a possível criação de um centro de eventos e atrações turísticas na usina Barcelos, que está em fase de extinção. "Tudo isso seria por meio de acordos com o intuito de manter a preservação arquitetônica e industrial da cidade, em uma velocidade que acompanharia o projeto de desenvolvimento do município a longo prazo", explicou o prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco.



O projeto prevê ainda a criação de uma rede hoteleira e espaço para empreendedores projetarem bairros e centros urbanos. Os valores que seriam gastos não foram calculados, uma vez que grande parte dos investimentos seria da iniciativa privada, segundo explicou o secretário de planejamento da cidade, Luciano Aguiar.

O Cine Teatro estava lotado e grande parte da sociedade opinou nos projetos. A elaboração do plano diretor será encaminhada à Câmara Municipal para análise do legislativo e criação do projeto de lei.


Fonte: Terceira Via