A XXXIV Confraternização das Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro, irá acontecer de 9 a 13 de fevereiro, no Instituto Federal de Campos (IFF), localizado na Rua Dr. Siqueira, 273 - Parque Dom Bosco.
COMO COMEÇOU?
Desde que surgiu o primeiro encontro, na década de 80, a Comeerj tem levado alegria ao coração de milhares de jovens, fortalecendo laços de amizade e formando lideranças para o Movimento Espírita.
A idéia inicial partiu, na década de 70, de um grupo de jovens da Mocidade da Congregação Espírita Francisco de Paula, na Tijuca, que tinha como orientadora Flavia Siciliano. A idéia foi crescendo até que outros se uniram.
José Raul Teixeira, Wanderley Coutinho, Maria Élide Capobianco, Mario Barbosa e Darcy Neves Moreira pensaram em reunir jovens de Niterói, da cidade do Rio de Janeiro e do vale do Paraíba para estudarem o Espiritismo, no período do carnaval.
Surgida inicialmente como uma opção para os frequentadores das Mocidades Espíritas no carnaval, logo ganhou espaço e funciona com diversos pólos, distribuídos por todo o estado. São locais escolhidos para abrigar os participantes, 300 em média por polo.
A PRIMEIRA COMEERJ
Em 1978 e 1979 aconteceram os primeiros encontros denominados COMES (Confraternização das Mocidades Espíritas) em Santo Aleixo e na cidade do Rio de Janeiro, no Lar Escola Francisco de Paula, em Vila Isabel.
POR QUÊ NO CARNAVAL?
O período escolhido para a realização do evento foi o carnaval, época de grande tumulto na cidade do Rio de Janeiro. Mais tarde, informados pelos Mentores Espirituais das repercussões espirituais dos encontros, passou-se a concebê-los não só como uma oportunidade de confraternização, intercâmbio de atividades, como também como posto avançado de atendimento espiritual, requerendo do jovem e da equipe de trabalhadores um comportamento mais compatível com a dimensão do encontro: alegria, fraternidade e reflexão.
INÍCIO DOS POLOS
Dado o número crescente de jovens, em 1986 começaram a ser instalados os pólos e, assim, a Comeerj pode atender de maneira mais direta a população do interior, ocasionando a dinamização do movimento regional.
O primeiro polo - Betânia - surgiu na cidade de Campos.
HOJE
Em número de 19, os polos espalham-se pelo estado, recebendo a denominação das cidades ligadas ao início da história cristã: Nazaré, Belém, Cafarnaum, Emaús, Betsaida, Betânia, Jericó, Jerusalém, Tarso, Caná da Galiléia, Efraim, Cesaréia, Samaria, Damasco, Jope, Cananéia, Magdala, Éfeso e Galiléia.
A COMEERJ envolvendo cerca de 4.000 jovens e trabalhadores que vivenciam, em quatro dias, uma experiência afetiva única, de aproximação com Jesus e com a Doutrina Espírita, deixa marcas profundas em seus corações.
ORGANIZAÇÃO
O jovem para participar da COMEERJ deve estar frequentando Mocidade Espírita há pelo menos dois anos, com 75% de frequência.ORGANIZAÇÃO
Os Pólos estão estruturados em quatro áreas de trabalho com as respectivas comissões:
Administrativa:
Recepção, Secretaria, Divulgação, Financeira e Alojamento.
Apoio Logístico:
Alimentação, Serviços Gerais e Multimeios.
Assistência Médica e Atendimento Fraterno:
Médico, Atendimento Fraterno e Passes.
Estudos Doutrinários
Estudos/Artes.
Fonte: CEERJ