(Fotos: Ralph Braz) |
O Grupo de Trabalho Extraodinário criado na Câmara Municipal de Campos visando fortalecer a campanha de doação de sangue e buscar uma solução para o problema da coleta de sangue do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado selou ontem com hospitais e secretários de Saúde de Campos, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis um termo de compromisso pelo qual se comprometem a implementar dentro de 90 dias as agências transfusionais nos hospitais que realizam mais de 60 transfusões de sangue por mês.
Além dos representantes das secretarias de Saúde dos municípios e de hospitais, o termo foi assinado pelos vereadores Edson Batista (presidente da Câmara), José Carlos Monteiro (presidente do Grupo de Trabalho), Alexandre Tadeu, Thiago Virgilio, Jorge Rangel, Deyvison Miranda, Albertinho, Cecília Ribeiro Gomes e Alonsimar de Oliveira, presentes à reunião realizada nesta segunda no Palácio Nilo Peçanha.
No termo de compromisso, os vereadores também se comprometeram a envidar esforços junto à prefeita Rosinha Garotinho (PR) para a aquisição de mais um ônibus devidamente adaptado para realização da coleta móvel em 19 municípios do Norte/Noroeste fluminense. Como maior e melhor equipado hospital de emergência da região, o HFM A atende a maior parte dos pacientes e acidentados dessas cidades.
À reunião, estiveram presentes além dos vereadores, os secretários de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio; de São Fidélis, Francisco Edson Fontenele; de São Francisco de Itabapoana, Jayme Tinoco Netto; o superintendente do Hospital Ferreira Machado, Ricardo Madeira; do Hospital Geral de Guarus, José Manoel Moreira; o diretor do Hospital Escola Alvaro Alvim, Jair Araujo; a diretora do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sebastião Tavares Campista Filho; além do diretor-presidente do Hospital da Unimed, Márcio Sidney de Souza; e o representante do IMNE, Renato Vale.
“Para se realizar uma cirurgia, é necessário no mínimo dois litros de sangue. E o estoque do Hemocentro é precário, mais ainda neste período de verão. Vamos dar um passo gigantesco para normalizar a situação, com instalação das seis agências de transfusão nos quatro hospitais conveniados (Santa Casa de Misericórdia, Beenficência Portuguesa, Alvaro Alvim e Plantadores de Cana), além dos outros particulares (Unimed e grupo IMNE). Antes da implantação das agências, vamos continuar fortalecer nossas ações com parcerias junto a outros municípios, a aquisição desse ônibus e ampliar a campanha de doação para aumentar o estoque”, afirmou Edson Batista.
Hoje, os vereadores, assessores e funcionários da Câmara participaram da primeira ação voluntária da campanha de doação de sangue, em frente à própria Câmara, onde o ônibus do Hemocentro fez coleta móvel.
Fonte: Folha da Manhã