foto: Ralph Braz |
O resgate de vários patrimônios, como o museu Casa Quissamã, a reforma do Centro Cultural Sobradinho, a aquisição de Mandiquera, a Estação Ferroviária do Conde de Araruama e, principalmente, a conservação do patrimônio material e imaterial que habita Machadinha. Este complexo Cultural, que já teve a restauração das senzalas e o paisagismo do entorno.
Museu Casa Quissamã/ foto: Wellington Cordeiro |
Centro Cultural Sobradinho/ fotos: Secom |
Estação Ferroviária Conde de Araruama |
Inauguração da restauração da Estação Ferroviária Conde de Araruama |
O município tem uma dívida a sanar com aqueles que construíram o que somos hoje.
Quando o município iniciou o processo de recuperação do patrimônio artístico e cultural de Quissamã, há quase oito anos, sabíamos que tínhamos um grande desafio pela frente. Era preciso restaurar parte da história maltratada pelo tempo, conhecimentos esquecidos pelo descaso, obras perdidas pela falta de preservação.
Com a conclusão de cada obra cultural desenvolvida no governo, é uma enorme sensação de dever cumprido. Não é um sentimento de tarefa encerrada, pelo contrário, alimenta a caminhada. Conhecer mais o passado da região em que vivemos e saber como nossos antepassados nos colocaram no mapa do desenvolvimento do país.
LIVROS:
Além da preocupação em restaurar e preservar seus patrimônios, houve também o resgate da história de Quissamã, através de uma coletânea de obras que contam a História do município, com o intuito de manter viva a história da cidade. Trata-se de uma forma de manter viva a história de Quissamã, que é muito
rica. As crianças já vivem e estudam essa história e os livros vem para ser um
excelente apoio de pesquisa. Para moradores e turistas, é uma ferramenta
importante, pois toda riqueza da região.
Destaque para as obras, " MEMÓRIA VISUAL E AFETIVA DE QUISSAMÃ, MACHADINHA: ORIGEM, HISTÓRIA E INFLUÊNCIAS e A FERRROVIA AGRICOLA DE QUISSAMAN E SUAS CONEXÕES REGIONAIS."
foto: Ralph Braz |
Destaque para as obras, " MEMÓRIA VISUAL E AFETIVA DE QUISSAMÃ, MACHADINHA: ORIGEM, HISTÓRIA E INFLUÊNCIAS e A FERRROVIA AGRICOLA DE QUISSAMAN E SUAS CONEXÕES REGIONAIS."
Fotógrafo, pesquisador da área de imagens, o
professor Leonardo de Vasconcellos Silva, além de atuar no curso de Design, no IFF campus Campos-Centro, tem importantes trabalhos em revistas, livros e séries de
palestras sobre o conjunto arquitetônico do Centro de Campos dos Goytacazes,
entre outros projetos.
Leonardo tem sido parceiro da Secretaria de
Cultura de Quissamã, em trabalhos de recuperação da memória histórico cultural do
município. Para realizarem o trabalho, os dois pesquisadores recorreram a
diversas obras e a registros históricos do Arquivo Público de Campos dos
Goytacazes e Biblioteca Nacional, entre outras fontes.
Quissamã sabe que, "Um povo sem memória é um povo sem
história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado."