quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CAMPOS FICA EM ÚLTIMO NO IDEB


Segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2011, o desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental manteve ritmo de crescimento, mas os resultados do ensino médio ainda preocupam. No Rio, a rede municipal em mais da metade das cidades não atingiu a meta.O Ideb é um índice desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que tem como objetivo mensurar a qualidade da educação brasileira. No seu cálculo são combinados dois fatores: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil, aplicada a cada dois anos, e a taxa de aprovação das redes, usada para medir a eficiência do fluxo escolar. Por isso, uma rede pode ter um desempenho acadêmico melhor do que outra, mas um Ideb pior, devido a taxas de aprovação menores.


O Rio é o único estado do país em que menos da metade dos municípios atingiu a meta do Ideb 2011 nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede municipal: 47,3%. 

Municípios vizinhos e ricos em royalties como Campos e Rio das Ostras tiveram resultados diferentes. Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio (Undime), José Adilson Gonçalves Priori lembra que, além da questão do tamanho (muito grande), Campos enfrentou problemas administrativos com a cassação e o retorno da prefeita Rosinha Garotinho: 


Quanto maior o município maior a complexidade. Alem disto, os problemas políticos enfrentados por aquela cidade com as trocas de prefeitos, acabam interferindo na gestão administrativa, que precisa de uma ação continuada para dar certo.

O dirigente acredita que com a implantação do pacto nacional de alfabetização na idade certa, os resultados do Ideb irão melhorar:

— Trata-se de uma parceria entre os governos municipais, estaduais e federal para graantir a formação continuada aos professores, e melhoria de recursos pedagógicos para possam garantir a alfabetizaão até o os oito anos de idade. É necessário que a sala de aula vá ao encontro dos descritos da Prova Brasil. A regra é simples, quanto maior a reprovação, pior desempenho. Precisamos melhorar a proeficiência do aluno para melhorar seu resultado, diminuindo assim o índice de reprovação.

Fonte: O Globo