Mostrando postagens com marcador Defesa Civil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Defesa Civil. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

(Foto: Thiago Vargas)

A Prefeitura de Cachoeiro declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas por enxurradas. O decreto, divulgado sexta-feira no Diário Oficial, foi homologado ontem junto à Defesa Civil Estadual. Segundo o prefeito Carlos Casteglione, a estimativa de prejuízo com estradas danificadas, buracos nas vias e mais de 300 desalojados, desde o dia 11 de dezembro, é de R$ 8 milhões. A medida permite que famílias sejam retiradas de áreas de risco e o poder público oferte aluguel social, por exemplo. O montante, complementa o prefeito, também leva em conta a recuperação de sistemas de drenagem e estradas do interior. "O decreto nos ampara e previne o município para futuras ações, visto que há mais previsões de chuva no Estado", conclui Casteglione.


Fonte: Jornal Fato

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DEFESAS CIVIS DA REGIÃO DIVULGAM DADOS SOBRE OS RIOS


(Fotos: Ralph Braz)
Os níveis dos rios Muriaé e Paraíba começaram a baixar entre terça e quarta-feira (4). O único rio que continua em alerta em Campos é o Ururaí. Não houve transtornos durante a noite ou a madrugada, apesar das chuvas. O número de desabrigados permanece o mesmo: seis famílias. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) estima 5% de probabilidade de chuvas.

A prefeitura de Macaé informou que as aulas na Rede de Ensino serão retomadas amanhã. De acordo com o a secretaria de Comunicação a única exceção é o Colégio Municipal Ancyra Pimentel, no Miramar, onde estão sendo alojados desabrigados das chuvas. E também local que se tornou o Gabinete de Crise da prefeitura e recebe doações. O município tem 81 famílias desabrigadas pelas chuvas dos últimos dias. 



CAMPOS DOS GOYTACAZES

Rio Paraíba do Sul 
Nível: 8,95 m
Medição: 14h de quarta-feira
Marca de transbordo: 10m

Rio Ururaí
Nível: 3,56m
Medição: 8h de quarta-feira
Marca de transbordo: 3,80m

ITAPERUNA

Rio Muriaé
Nível: 3,60 m
Medição: 14h de quarta-feira
Marca de transbordo: 4,20m

CARDOSO MOREIRA

Rio Muriaé
Nível: 7,45m
Medição: 22h de terça-feira
Marca de transbordo: 8m
Canais Quimbira, Bananal e Pão de Ló: Estado normal

CAMBUCI

Rio Paraíba do Sul
Nível: 4m
Medição: 8h de quarta-feira
Marca de transbordo: 5,20m

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Rio Pomba
Nível: 2,05m 
Medição: 14h de quarta-feira
Marca de transbordo: 5m (medição do INEA)


Fonte: Folha da Manhã

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EM SJB OPERAÇÃO DE RESGATE DE BARCO NAUFRAGADO NO RIO PARAÍBA DO SUL

(Foto: SJB online)

Na manhã desta quarta-feira, 20, a Defesa Civil, Inspeção Naval da Marinha do Brasil — Capitania dos Portos de São João da Barra — e dois mergulhadores profissionais se reuniram a fim de trazer uma embarcação naufragada no Rio Paraíba do Sul para a superfície. A operação será concluída após as 13h30. 

De acordo com a Defesa Civil, a embarcação pesqueira pesa aproximadamente uma tonelada e há cerca de um mês ela se encontra naufragada. A operação precisou do auxílio da Marinha de dois mergulhadores profissionais voluntários, Raphael Resende e Juliano Alcântara. “É um barco de pesca que estava atracado próximo ao cais há cerca de quatro meses, mas soltaram a corda, sendo assim, o vento nordeste deve ter levado para o meio do rio com o auxílio da maré alta”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis.

O barco pertence ao pescador Fernando Alcântara. Segundo ele, o naufrágio de sua embarcação tem prejudicado sua rotina. “A minha sorte é que possuo outro barco que serve de transporte de pessoas e de carga ao outro lado do Rio Paraíba do Sul. Meus barcos são legalizados e eu preciso me sustentar. Já estou no fim de carreira e não posso fazer qualquer coisa”, explicou.


Fonte: SJB online

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PREFEITURA DE CAMPOS INVESTIGA MORTES POR INTOXICAÇÃO EM RIO PRETO

(Foto: Ralph Braz)

Após a entrada de quatro moradores da localidade de Rio Preto, no Hospital Ferreira Machado (HFM), em estado grave, com dois vindo a óbito, por possível intoxicação por agrotóxico, utilizado pela iniciativa de produtores rurais da localidade, a Prefeitura de Campos está investigando os fatos e tomando todas as providências necessárias junto à população, enquanto se investiga as causas. 

Neste momento, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Vigilância Sanitária estão no local, por determinação da Prefeita Rosinha Garotinho, orientando aos moradores que não utilizem água de poços artesianos, por precaução, já que há suspeita de possível contaminação do lençol freático, através de agrotóxico. Por isso, a Prefeitura irá fazer a distribuição de água potável aos moradores que utilizam poços artesianos. 

O Superintendente de Águas do Paraíba, Mário Fazza, garantiu agora à tarde que os laudos realizados hoje (quarta-feira) pela empresa não apontam qualquer contaminação da água fornecida pela concessionária. E orienta os moradores que somente utilizem água fornecida e tratada por Águas do Paraíba. 

O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, diz que todas as providências estão sendo tomadas, inclusive, com o pedido de necropsia das vítimas fatais (retirada de parte do fígado) e de encaminhamento de amostras de sangue para análise toxicológica ou outras doenças infecciosas.



Fonte: Secom PMCG

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CHUVA FORTE, ALGA VÁRIAS RUAS EM CAMPOS

(Arquivo/ Foto: Ralph Braz)

A forte chuva, de aproximadamente 40 minutos, que caiu sobre Campos na tarde e noite desse dia 24, deixou vários pontos da cidade alagados. Locais como, a área nobre da Pelinca, cruzamento da rua Saldanha Marinho com Rua dos Goytacazes, rua Marechal Floriano, rua Oliveira Botelho, rua Comendador José Sanguedo, antiga Aquidabam, rua Espírito Santo e grande parte da área central, além da avenida 28 de Março, próximo ao Estádio do Americano, rua Projetada A, na Penha, dentre outros ficaram prejudicados e foram alvo de várias reclamações por internautas nas redes sociais. Há previsão de ressaca em todo litoral da região.


 — Como uma cidade tão rica em royalties pode ficar nesta situação? Ficamos presos em vários pontos e perdemos compromissos por conta deste transtorno. Se chovesse mais tempo entraria água em automóveis e estabelecimentos. Sempre os mesmos pontos ficam alagados, em todas as chuvas, e a prefeitura não faz nada. Lamentável essa situação — disse o comerciante Marcelo Fernandes, de 34 anos.


Em nota, o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, informou que Campos é uma planície, o que dificulta o escoamento imediato da chuva, que alcançou cerca de35 milímetrosem um curto espaço de tempo. “Antigamente, com uma chuva como esta, algumas localidades já teriam moradores precisando ser removidos. Hoje em dia, a chuva causa transtorno temporário, mas as águas não chegam a desabrigar famílias. Além disso, o município tem feito grande investimento em obras de drenagem”, disse o secretário.

De acordo com a Climatempo, um ciclone extratropical se formou entre São Paulo e Santa Catarina. No decorrer desta semana, até o dia 29, o movimento fenômeno meteorológico deve provocar ventos fortes sobre o oceano, deixando o mar bastante agitado. Os pescadores devem ficar atentos aos avisos da Marinha e aos alertas da Climatempo. Poderá haver ressaca nas praias, mas, a maior preocupação é com a navegação em alto-mar, onde as ondas poderão alcançar de4 a5 metros. 


Segundo previsão meteorológica da Climatempo para essa quarta-feira (25), em Campos, deve haver chuva durante todo o dia. A temperatura máxima é de 24º C e mínima, de 18º C. Já na quinta-feira, a máxima é de 25º C e mínima, de 15º C, com sol e muitas nuvens durante o dia, além de períodos nublados, com chuva a qualquer hora. A chuva deve continuar até o dia 27.


Fonte: Folha da Manhã

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

TETO DO IML DE CAMPOS DESABA


(Foto: Phillipe Moacyr / O Diário)
 
Um pedaço do teto do Instituto Médico Legal (IML) de Campos desabou na tarde desta quarta-feira (11) e por pouco não atingiu um funcionário que trabalhava na sala. Ele saiu poucos minutos antes. Em breve, um laudo apontando as causas do incidente será entregue pela equipe da Defesa Civil, que esteve no local.

Vale lembrar que no início do ano duas funcionárias da Secretaria de Estado de Governo fizeram uma inspeção no IML. Na ocasião, o vereador Albertinho havia feito denúncias do abandono do governo do Estado com o órgão.



Fonte: O Diário

quinta-feira, 18 de julho de 2013

CONTINUAM AS DEMOLIÇÕES DE CONSTRUÇÕES IRREGULARES NO ALDEIA II

(Foto: Rogério Azevedo)


Dando continuidade as ações contra construções irregulares no conjunto habitacional do programa Morar Feliz no Parque Aldeia II, nesta quinta-feira (18) mais três muros, construídos irregularmente em áreas públicas e sem o alvará da prefeitura, foram demolidos pelos órgãos públicos. Além dos anexos, um banheiro foi derrubado e uma cerca de madeira com arame foi retirada do local. As operações tendem a continuar nas próximas semanas.

As intervenções contaram com as participações das secretarias de Meio Ambiente; Defesa Civil; Obras, Urbanismo e Infraestrutura; Guarda Municipal e Ambiental; subsecretaria de Postura; e Polícia Militar, que deu apoio às operações.

De acordo com o gerente de operações da Defesa Civil, Divone Gonçalves, o trabalho é muito bem planejado e conversado com os moradores. “Ainda não temos nada previsto para os próximos dias, mas as pessoas são informadas sobre a demolição. Nós também demos um prazo até a próxima segunda-feira (22) para alguns proprietários retirarem seus materiais ou salvarem alguma coisa, antes das demolições”, mencionou.

As ações começaram nesta quarta-feira (17) e, na ocasião, quatro muros foram tombados. Segundo os órgãos responsáveis, 12 notificações foram identificadas no mês de maio e foi estabelecido um prazo de 15 dias para que os moradores realizassem as demolições. 
 

Fonte: Secom



quinta-feira, 30 de maio de 2013

PRÉDIO HISTÓRICO INTERDITADO EM CAMPOS


(Fotos: Ralph Braz)

Agentes da Defesa Civil Municipal de Campos interditaram um prédio histórico, no Centro de Campos, que servia como depósito, na manhã desta quarta-feira (29/05). Representantes da GAP (Grupo de Apoio a Promotoria) acompanharam a desocupação do imóvel.



A ação começou às 9h. Segundo o subsecretário da Defesa Civil major Edson Pessanha, quase toda a estrutura do prédio de três andares está comprometida. Ele contou que várias partes internas podem desabar a qualquer momento. 

“A situação é gravíssima. Existe um risco enorme de desabamento, tanto de desprendimento da fachada quando a parte interna. Toda a água da chuva desce pela parede, causando umidade e enfraquecendo a estrutura. O prédio tem quer ser interditado.”, declarou. 



Para prevenir uma possível tragédia, a idosa que mora no local há anos foi retirada. Ela foi orientada pela secretaria de família e assistência social a aceitar o aluguel social. Durante o período que morou no prédio, ela alugava o local para guardar carrinhos de pipoca, de água de coco, entre diversos outros objetos. Os equipamentos de trabalho foram retirados da estrutura por seus respectivos proprietários.


Durante a vistoria realizada pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Ampla, concessionária responsável pela transmissão de energia elétrica do município, várias irregularidades foram constatadas. 

O trabalho aconteceu no dia 31 de janeiro deste ano em diligência para apurar o estado do imóvel e checar irregularidades, como furto de energia elétrica. Técnicos da Ampla identificaram um furto da energia do prédio. A mulher que morava no local foi encaminhada para a delegacia onde fez o registro de ocorrência.



O militares do Corpo de Bombeiros declararam o local perigoso e com possíveis chances de ter um incêndio, já que toda a fiação do prédio estava exposta. De acordo com laudos da Defesa Civil ficou constado risco de desabamento.

Após a identificação dos problemas foi instaurado um Inquérito Civil Público na 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, para apurar a situação do imóvel.



Fonte: Ururau