terça-feira, 26 de março de 2024

Moradores de Lagoa de Cima e Imbé em estado de alerta por inundações


Moradores de Lagoa de Cima, em Campos, estão em estado de atenção diante do risco de inundação na localidade. Em imagens que circulam nas redes sociais é possível observar que há obstrução em parte de estradas que cortam a comunidade. Houve elevação nos rios Urubu, Mocotó e Imbé e diversos e diversos acessos foram cobertos pela água.

Segundo dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), às 14h de sexta, o nível da lagoa estava em 4,97m. O nível subiu para 6,50m às 10h30 desta terça-feira. Não foi estabelecido pelo órgão, uma cota de transbordamento para o corpo hídrico.



“A comunidade tem enfrentado muitos problemas de falta de energia, pois os ventos fazem os galhos das árvores bater nos fios que são desencapados e entram em curto. A enel está no local. O receio dos moradores é que assim que a estrada ficar sem acesso, poderão ficar sem energia”, contou o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Canto da Lagoa, Welligton Cordeiro.

A Defesa Civil municipal informou que monitora os níveis das águas dos rios Urubu, Mocotó e Imbé que deságuam na Lagoa de Cima e impactam diretamente o nível da lagoa. Como medida preventiva ao possível transbordamento da Lagoa, a Secretaria de Agricultura vai deslocar draga-balsa que concluiu serviço de desobstrução do Rio da Prata, na região do distrito de Dores de Macabu, e vai deslocar a mesma para atuar dentro de Lagoa de Cima para remover excesso de vegetação e galhos onde começa o Rio Ururaí.




Na região de Rio Preto as ações estão voltadas para moradores em áreas vulneráveis e para recuperação de trechos das estradas afetadas em vários pontos devido às enxurradas que provocam erosão na base da via, e eventuais quedas de barreiras.