domingo, 17 de março de 2024

Janela eleitoral agita os bastidores políticos em Petrópolis


Enquanto a janela eleitoral estiver aberta, muitas movimentações de bastidores vão agitar alguns partidos que buscam definir nomes para montar a nominata para conquistar uma ou mais cadeiras no Legislativo Municipal e ampliar a força política dos pré-candidatos a prefeito. A maioria das siglas estão se aproximando ou fechando com os pré-candidatos do vereador Hingo Hammes (PP) e a reeleição do prefeito Rubens Bomtempo (PSB).



Já os pré-candidatos devem ficar com um ou dois partidos, que é o caso do Novo, do pré-candidato Bernardo Santoro, que trava uma luta nos bastidores para manter ao seu lado o PL. O pré-candidato pelo PSOL, o deputado estadual Yuri Moura, vem trabalhando para ter ao seu lado o Rede e o PDT. O pré-candidato pelo Podemos, Sergio Bernardes, deve sair sozinho, sem apoio de outras siglas.

O Republicanos, do pré-candidato Leandro Azevedo, também trava uma batalha nos bastidores para manter ao seu lado o PRTB e o Agir. O presidente do Republicanos na cidade, Matheus Quintal chegou a publicar esta semana uma nota oficial falando sobre eleições limpas, quando afirma que a Direção Municipal repudia qualquer tentativa de manipulação dos fatos e lamenta a utilização de Fake News levando veículos de comunicação renomados a erros graves. A manifestação se deu devido a publicações informando que a legenda estaria abrindo espaço para um terceiro vereador com mandato, sendo que até a legenda aceita apenas o vereador Eduardo do Blog, eleito pelo Republicanos, e o vereador Mauro Peralta, eleito pelo PRTB.

O prefeito Rubens Bomtempo, além de contar com o PSB, partido onde é presidente de honra, conta com o apoio do PV, PCdoB, PT, PSDB, Avante e PSD. Conforme publicação nas redes sociais, na semana passada aconteceu um encontro entre eles, quando avaliaram os avanços, com apresentação de novas propostas e o prefeito afirmou que estamos unidos para o desenvolvimento do nosso município, a fim de entregar para nossa população uma cidade com ainda mais melhorias e qualidade de vida.


Vale destacar que, a última sigla a entrar para base de apoio do prefeito foi o PSD, graças a uma articulação do presidente da Câmara, vereador Junior Coruja que buscou apoio para permanecer no partido, assumindo a presidência municipal e declarando total apoio à reeleição do prefeito. Apesar de lideranças afirmarem que foi uma decisão da executiva nacional em conjunto com lideranças estaduais, os deputados federais Pedro Paulo e Hugo Leal, o certo é que o vereador deu uma volta em todos e assumiu a presidência do partido, fazendo com que a vereadora Gilda Beatriz e a então presidente do PSD, Rosangela Stumpf, que até então contavam com apoio do deputado federal Hugo Leal, deixassem o partido.

Na outra ponta o vereador Hingo Hammes, pré-candidato pelo PP, vai consolidando seus apoios e aguardando decisões internas de alguns partidos. No momento, além do PP, ele conta com o PRD, MDB, Solidariedade e União Brasil. Mas, segundo fontes, algumas legendas que hoje estariam apoiando outros pré-candidatos podem mais na frente, antes mesmo das convenções municipais declararem apoio ao pré-candidato do PP. Hingo Hammes deve ser o único pré-candidato a contar com o apoio da maioria dos vereadores, inclusive se filiando a partidos aliados do vereador, como é o caso da vereadora Gilda Beatriz e do vereador Domingos Protetor.