quarta-feira, 20 de março de 2024

Estado do Rio recebe alerta de grande perigo de chuvas intensas e ventos fortes entre sexta e domingo


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, na manhã desta quarta-feira (20), de grande perigo de chuvas intensas para todo o estado do Rio de Janeiro. O aviso é válido das 10h de sexta-feira (22) até às 10h de domingo (24) e a previsão é de um volume superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia.


Além das fortes chuvas, há possibilidade de ventos superiores a 100 km/h, com grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

O aviso vale ainda para a Zona da Mata, em Minas Gerais, Sul do Espírito Santo e Norte do litoral de São Paulo.


Entre as orientações divulgadas pelo órgão, está desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em caso de situação de grande perigo confirmada, procurar abrigo, evite permanecer ao ar livre. “Mais informações podem ser retiradas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informou o alerta.